Partilhar

Para que serve o coentro

Para que serve o coentro

O coentro é uma planta aromática que serve para temperar inúmeros pratos graças ao seu sabor e aroma característicos. Existem dois tipos, o marroquino e o indiano, e diferenciam-se quanto à sua cor e intensidade do sabor. É muito frequente ver pratos temperados com esta especiaria em lugares como Espanha, México, América do Sul, África e sul da Ásia, picando suas folhas e polvilhando-o sobre os alimentos. Para conservá-lo durante mais tempo e para conservar todas as suas propriedades, o ideal é colocá-lo em um pote de vidro longe da umidade e da luz. Mas, além disso, tem outros benefícios que conhecerá neste artigo de umComo onde lhe vamos explicar para que serve o coentro e quais são os seus usos menos conhecidos.

Passos a seguir:
1

O coentro serve para equilibrar as mudanças hormonais relacionadas com a menstruação, e também alivia as dores e reduz as cólicas menstruais; pode tomá-lo em forma de infusão. No entanto, também tem contraindicações para a mulher, sobretudo para aquelas que tentam ficar grávidas, pois esta planta pode reduzir as chances de o conseguir e, uma vez que o consiga, o consumo do coentro poderia provocar um aborto. Quanto à ingestão de coentro durante a amamentação, não há estudos que confirmem que está contraindicado, no entanto, convém evitar e consultar o médico antes de o consumir.

Para que serve o coentro - Passo 1
2

Reduz as inflamações porque possui propriedades anti-reumáticas e antiartríticas, para combater os sintomas destas duas doenças degenerativas que causam muita dor e desconforto nos pacientes.

Por outro lado, ao ter propriedades diuréticas, é muito benéfico para o rim, melhorando os problemas que derivam deste como uma insuficiência renal ou as pedras.

3

O coentro reduz os níveis de colesterol ruim no sangue e aumenta os níveis do colesterol bom, já que ajuda na eliminação da gordura nas paredes das veias e artérias. Para além disso, ainda previne ataques cardíacos, por isso o seu consumo é muito benéfico para pessoas que têm que seguir uma dieta controlada por causa do colesterol.

Para que serve o coentro - Passo 3
4

Os óleos essenciais dos quais o coentro está composto são um remédio perfeito para favorecer a digestão e melhorar o funcionamento intestinal. Pelo que perante uma diarreia ou problemas fúngicos e bacterianos, consumi-lo vai fazer com que estas doenças melhorem de forma considerável.

Aos seus benefícios para o aparelho digestivo, devemos adicionar que o coentro estimula o apetite, por isso é muito bom para pacientes convalescentes que não têm fome, bem como para tratar a anorexia. Estes óleos essenciais também servem para um correto funcionamento do fígado, evitando assim muitas condições que podemos sofrer no futuro.

5

Também serve para tratar e curar as aftas. As chamadas aftas na boca, tão incômodas, podem ser tratadas à base de coentro, uma vez que esta planta conta com propriedades antissépticas e antimicrobianas. Coloque o coentro sobre estas feridas e, uma vez que o tem na boca, poderá notar o excelente remédio que é para a halitose, pois as folhas são também refrescantes para a boca.

Para que serve o coentro - Passo 5
6

O coentro tem um alto conteúdo em ferro, por isso é um bom remédio para a anemia. O aconselhável é consumi-lo cru em saladas ou picado e adicionado em sopas e cremes. Graças ao ferro e ao seu componente de vitamina C, o coentro fortalece o sistema imunológico e ajuda a aumentar as defesas, mantendo o organismo protegido contra doenças.

7

Elimina a conjuntivite e outros problemas oculares como a vermelhidão dos olhos pelo seu poder desinfetante. Para isso, realize uma infusão de folhas de coentro e mergulhe um algodão nela, passando pelos olhos quando tiver estas condições, notará um grande alívio de forma instantânea.

Para que serve o coentro - Passo 7
8

Outro dos grandes benefícios do coentro é que ajuda os diabéticos a segregar insulina e reduzir os níveis de açúcar no sangue. Os pacientes com diabetes tipo II só têm que adicionar um pouco de coentro às suas refeições para poder aproveitar esta propriedade.

9

Apesar de não se encontrarem importantes efeitos colaterais pelo consumo de coentro nas quantidades adequadas, é importante ter em conta que o seu óleo essencial está contraindicado nos seguintes casos:

  • Mulheres grávidas.
  • Mulheres em período de amamentação.
  • Pessoas que sofrem de ansiedade ou insônia.
  • Crianças com menos de 6 anos.
Para que serve o coentro - Passo 9

Se pretende ler mais artigos parecidos a Para que serve o coentro, recomendamos que entre na nossa categoria de Vida Saudável.

Escrever comentário sobre Para que serve o coentro

Para que serve o coentro
1 de 6
Para que serve o coentro

Voltar ao topo da página