Partilhar

Para que serve o magnésio

Por Sara Viega. Atualizado: 12 dezembro 2019
Para que serve o magnésio

Muitas vezes ouvimos como é importante tomar magnésio no nosso dia a dia, mas porquê? Neste artigo de umComo revelamos os motivos que fazem do magnésio um mineral importante na nossa rotina diária, já que tem um papel essencial na nossa saúde física, principalmente no caso das mulheres. Continue lendo e entenda para que serve o magnésio e por que é um nutriente que deve fazer parte da sua alimentação diária.

Também lhe pode interessar: Para que serve o carbonato de magnésio

O que é o magnésio

O magnésio é um dos minerais naturais que se encontram no nosso corpo. Os ossos, os músculos, o sangue e outros tecidos corporais contêm grandes quantidades de magnésio. É um componente essencial para que o nosso corpo possa produzir energia, sintetizar as proteínas e as gorduras, relaxar os músculos, melhorar o nosso sistema nervoso e mover o metabolismo do cálcio. Por todos estes atributos, é um mineral aconselhado de forma concreta aos esportistas e às mulheres.

Os médicos e especialistas aconselham tomar diariamente por volta de 300 a 420 miligramas de magnésio no caso dos adultos; esta quantidade é facilmente acessível mantendo uma dieta equilibrada e com alimentos ricos em magnésio, no entanto, sempre que um médico indicar podemos aumentar essa quantia diária com suplementos.

Para que serve o magnésio - O que é o magnésio

Para que serve o magnésio

Após o que indicamos anteriormente, saiba que os benefícios do magnésio no nosso organismo são muitos e muito variados. A seguir detalhamos para você, um a um, os efeitos deste mineral no nosso corpo para que entenda por que é tão importante incluí-lo em nossa rotina.

  • Força muscular: Tomar magnésio ajuda a aumentar a força dos nossos músculos além de conseguir prevenir e aliviar as cãibras. Muitas pessoas indicam que se sentem com mais energia quando tomam magnésio, porque o mineral contribui para criar uma quantidade maior de energia que se concentra, principalmente, nos músculos.
  • Saúde dos ossos: a maior quantidade de magnésio que temos no nosso corpo se encontra nos ossos, porque assim ajuda a metabolizar o cálcio. Tomando este mineral de forma regular conseguirá ter ossos mais fortes.
  • Relaxante: o magnésio também foi pensado para ajudar a relaxar os músculos e reduzir, assim, a tensão muscular. Isto é assim porque este componente estimula a chegada ao cérebro de uma substância calmante que ajuda a relaxar tanto física como mentalmente.
  • Saúde do coração: tomando magnésio relaxam-se os vasos sanguíneos e a pressão também é reduzida. O magnésio também é usado para aliviar as taquicardias ou para tratar outros problemas como a cardiomiopatia.
  • Tratar a diabetes: as pessoas com diabetes tipo 2 costumam ter falta de magnésio. Tomando este mineral de forma frequente, você pode chegar a reduzir o nível de glicose no sangue, assim como gerar melhor resistência à insulina.
  • Dores de cabeça: tomar magnésio também ajuda a reduzir as dores de cabeça ou enxaquecas, porque este mineral afeta os receptores de substâncias químicas cerebrais que produzem as dores.
Para que serve o magnésio - Para que serve o magnésio

O que acontece se estiver com falta de magnésio

Já indicamos para que serve o magnésio e você pode comprovar que interfere em muitas atividades do nosso dia a dia. É importante ter uma dieta equilibrada com minerais, vitaminas e nutrientes essenciais que, como o magnésio, nos ajudarão a manter uma vida mais saudável.

Uma pessoa adulta precisa diariamente de 300 a 420 miligramas de magnésio e é importante que isto se cumpra porque caso contrário ela pode ter sintomas como os seguintes:

  • Fadiga e cansaço;
  • Dificuldade para se concentrar;
  • Maior irritação, humor alterado;
  • Pode sofrer insônia;
  • Sensações no músculo como cócegas internas;
  • Falta de apetite;
  • Pode chegar a apresentar sintomas de taquicardia ou arritmias;
  • Pode sentir incômodos nos músculos como contrações ou adormecimento.

Neste artigo de umComo contamos a você de forma detalhada quais são os sintomas da falta de magnésio.

Para que serve o magnésio - O que acontece se estiver com falta de magnésio

Se pretende ler mais artigos parecidos a Para que serve o magnésio, recomendamos que entre na nossa categoria de Medicamentos e Suplementos.

Escrever comentário sobre Para que serve o magnésio

Para que serve o magnésio
1 de 4
Para que serve o magnésio

Voltar ao topo da página