Partilhar

Para que serve o Teste de Schiller

Para que serve o Teste de Schiller
Imagem: idadecerta.com.br

O teste de Schiller é um dos exames ginecológicos básicos. Ele tem seu nome em homenagem ao médico Walter Schiller que, nos anos 1930, teve grandes feitos em sua pesquisa sobre células cancerígenas no colo do útero usando uma solução à base de iodo, mais conhecida como “solução de Schiller”.

Neste artigo, o Umcomo.com.br vai explicar o que é e para que serve o teste de Schiller. Entenda como este exame funciona, quais são suas aplicações e também o que significam os resultados negativo e positivo.

Também lhe pode interessar: O que é colposcopia

O que é o teste de schiller?

O teste de Schiller pode ser usado durante exames ginecológicos para ajudar o médico a encontrar áreas lesionadas no colo do útero. Ou seja, é um exame de diagnóstico para observar a integridade do epitélio desta região feminina.

Como é feito o teste de schiller?

O teste consiste em aplicar em toda a área interna da vagina e do colo do útero uma solução à base de iodo (Lugol). Essa solução reage com as células e, como consequência, a região pode ficar com cor diferente - normalmente roxa ou marrom. Se não houve alteração de cor nestas áreas específicas, então significa que há alguma alteração que deve ser estudada.

Quando o teste de schiller deve ser feito?

Normalmente, os médicos indicam a realização do o teste de schiller durante a colposcopia. Ou seja, quando o exame papanicolau resultar em alguma alteração. Ele é indicado quando o ginecologista suspeita de alguma doença ginecológica (HPV, por exemplo) ou apenas inflamação vaginal. Além disso, o teste também serve como forma de detectar câncer do colo do útero.

Resultado positivo

O teste de Schiller dará positivo quando não houver coloração das regiões em que foram aplicadas a solução com iodo. Dessa forma, a reação à substância é considerada negativa e o teste positivo. O resultado positivo, por sua vez, significa que foram encontradas modificações celulares na região interna da vagina e do colo do útero.

Nem sempre o resultado positivo significa a presença de um câncer. Existem diversas outras lesões que podem aparecer no teste, como inflamações ou até um DIU mal colocado.

Em seguida, caso o teste dê positivo, cabe ao médico solicitar exames complementares que possam determinar a exatidão da lesão e sua gravidade.

Resultado negativo

Se as áreas em que foram aplicadas a solução de iodo ficarem coloridas - roxa ou marrom - isso significa que o resultado do teste deu negativo. Ou seja, não há alteração na região.

Por que fazer o teste de schiller?

O exame de schiller é importante para mulheres sexualmente ativas. Além de ser um check-up de rotina em que podem ser detectados qualquer inflamações ou doenças, é importante fazer o teste como processo de prevenção para detectar câncer em estágios iniciais.

O teste de schiller é considerado muito barato e também disponível em muitos hospitais e clínicas, pois precisa de poucos recursos para ser realizado. Outra vantagem é que não há contraindicação nem efeitos colaterais.

Como agir após o resultado

O médico deverá fazer recomendações de novos exames caso o resultado do teste seja positivo. Novos exames serão mais específicos afim de determinar causas, gravidade e tipos de alterações (seja uma inflamação, doença ou a presença de um câncer).

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Para que serve o Teste de Schiller, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário sobre Para que serve o Teste de Schiller

O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
A sua avaliação:
Brenda
Boa tarde, o teste de schiller da minha colposcopia deu "parcialmente positivo (captação irregular do iodo). O que isso quer dizer? Que o exame não foi conclusivo? Achei que os únicos resultados possíveis eram positivo ou negativo, sem meio termo. Além disso, na conclusão a médica colocou que "a colpite micro-papilar pode ser decorrente de infecção pelo HPV". Poderia me auxiliar? O retorno ao médico ainda vai demorar um pouco e fiquei preocupada.
A sua avaliação:
malu
Qualquer solução à base de iodo funciona, ou tem q ser só lugol
Editor umComo.com.br
Oi Malu! Obrigada pelo comentário!

Para que serve o Teste de Schiller
Imagem: idadecerta.com.br
Para que serve o Teste de Schiller

Voltar ao topo da página