Para que serve o tomilho e como se usa

Para que serve o tomilho e como se usa

O tomilho é um arbusto selvagem que pode ser encontrado em quase qualquer lugar e tem grandes benefícios para a saúde do nosso organismo. Além disso, é um tempero perfeito para dar sabor e aromatizar as comidas que preparamos e inclusive uma planta muito bonita para ter no jardim. Se quiser saber mais sobre esta erva e, principalmente, de que forma pode tirar partido dela, preste atenção a este artigo de umComo em que explicamos para que serve o tomilho e como se usa.

Espantar bichos e insetos

Talvez você não saiba, mas o tomilho tem um aroma natural tóxico que os bichos e insetos não podem suportar. O cheiro produzido por esta planta afasta os insetos, por isso pode usar para que os bichos não se aproximem de você enquanto dorme à noite, por exemplo.

Tudo o que precisa fazer é comprar óleo de tomilho e aplicar algumas gotas deste óleo sobre a roupa ou a superfície que quiser. Outra opção pode ser deixar algumas folhas de tomilho no interior dos armários ou gavetas por vários dias.

Para proteger outras plantas

Cultivando tomilho no jardim você garante que os insetos que têm o hábito de destruir as suas petúnias e de comer as suas rosas sejam repelidos pelo cheiro.

Quanto mais tomilho plantar, melhor será o efeito. É por isso que os horticultores experientes plantam tomilho ao redor das suas belas plantas para protegê-las dos predadores.

Para tratar a tosse

O tomilho também tem propriedades que podem eliminar a tosse contínua e incômoda. Na maioria dos casos, muitos dos medicamentos para a tosse vendidos sem receita têm o tomilho como ingrediente principal.

Para aproveitar as propriedades de cura desta erva pode preparar um chá de tomilho com limão e mel que, além do mais, ajudará a acalmar a garganta.

Para relaxar o corpo

Em aromaterapia, o óleo essencial de tomilho é muito apreciado por suas propriedades relaxantes, sendo ideal para livrar o corpo de tensões acumuladas e de estados de nervosismo. Por isso, desfrutar de uma boa massagem com óleo de tomilho é uma experiência muito agradável, permitindo ainda desintoxicar a pele e deixá-la bem mais suave e bonita.

Os anteriores são os usos mais básicos do tomilho, mas com um pouco de criatividade será capaz de encontrar os seus próprios usos desta erva maravilhosa. E não se esqueça de usar o tomilho também para dar sabor aos seus pratos.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Para que serve o tomilho e como se usa, recomendamos que entre na nossa categoria de Vida Saudável.