Para que serve o Xanax

Para que serve o Xanax
Imagem: novilist.hr

Xanax é um medicamento cuja substância ativa é o alprazolam, que serve para o tratamento da ansiedade e transtornos de pânico. O Xanax pertence a um grupo de medicamentos chamado de benzodiazepinas, fazendo abrandar assim o movimento de determinadas substâncias no cérebro que podem se desequilibrar. Se quer saber mais sobre este medicamento e para que serve o Xanax, continue lendo este artigo de umComo e tire suas dúvidas também quanto aos seus efeitos colaterais, contra-indicações e posologia.

Indicações do Xanax

O Xanax serve para tratar estados ansiosos que têm como sintomas insônia, irritabilidade, ansiedade, tensão, agitação e apreensão. Além disso, este medicamento também está indicado para o tratamento da ansiedade relacionada com a depressão, em que o paciente tem sintomas de ansiedade e depressão em simultâneo. Estados de ansiedade relacionados com outras situações, como abstenção de álcool e transtornos de pânico também podem ser tratados com Xanax. O Xanax além de atenuar os sintomas dos ataques de pânico também ajuda a preveni-los.

Imagem: brasilpost.com.br

Contra-indicações do Xanax

Se tem alergia ao alprazolam ou a qualquer outro componente da fórmula, não deverá tomar Xanax. Além disso, o medicamento não é indicado no caso de problemas no fígado, problemas ou dificuldades respiratórias, apneia do sono ou miastenia grave.

O Xanax não é recomendável para grávidas ou em período de amamentação. Por isso, se está grávida ou suspeita ou está a amamentar, informe o seu médico. Além disso, também não é recomendável para crianças e adolescentes com menos de 18 anos de idade.

Como tomar Xanax

Antes de começar a tomar Xanax, deverá consultar o seu médico e seguir as suas indicações quanto às doses e duração do tratamento com o medicamento.

O tratamento com Xanax é iniciado normalmente com uma dose mínima, podendo depois ser aumentada gradualmente com a indicação do seu médico. Para o tratamento de sintomas de ansiedade, a dose recomendada é de entre 0,75 a 1,5 mg por dia, administradas em doses divididas três vezes ao dia. Já para o tratamento de sintomas de pânico, a dose recomendada de Xanax é de 0,5 a 1 mg ao dia. Esta dose pode ser administrada em dose única ao deitar ou pode ser dividida em três vezes por dia. Consoante a resposta do paciente a dose inicial pode ser aumentada, mas sem nunca ultrapassar um aumento de 1 mg por dia.

É importante referir que o Xanax não deverá ser tomado juntamente com bebidas alcoólicas e que não deverá ultrapassar a dose máxima recomendada. Caso se esqueça de tomar uma dose de Xanax, deverá tomá-la assim que se lembrar. No entanto, nunca deverá tomar uma dose a dobrar para compensar uma dose esquecida.

Imagem: genius.com

Efeitos colaterais do Xanax

O Xanax ou Alprazolam pode causar os seguintes efeitos secundários:

  • Náuseas;
  • Prisão de ventre;
  • Dor de cabeça;
  • Tonturas;
  • Diminuição do apetite;
  • Visão turva;
  • Perturbações de atenção ou perda de memória;
  • Irritabilidade;
  • Cansaço.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Para que serve o Xanax, recomendamos que entre na nossa categoria de Medicamentos e Suplementos.

Conselhos
  • Consulte sempre o seu médico antes de começar a tomar Xanax e siga à risca as suas indicações. Do mesmo modo, também não deverá parar de tomar Xanax sem antes falar com o seu médico.