Para que servem as facetas dentárias

Para que servem as facetas dentárias
Imagem: tuciudadenred.com

Com o passar do tempo, o aparecimento de diversas doenças e também devido a determinados hábitos como fumar ou beber em excesso, uma pobre higiene dental, ou o consumo frequente de certos alimentos, nossos dentes vão mudando sua cor, ficando amarelos e, às vezes, inclusive escuros. Além disso, também é possível que sua forma mude devido à presença de cáries ou de algum acidente. Em todos estes casos há uma solução dental muito eficiente: as facetas dentárias. Em umComo.com.br vamos explicar para você para que servem as facetas dentárias.

Passos a seguir:
1

As facetas dentárias são películas muito finas de porcelana com a forma do dente, que são coladas à parte frontal do mesmo com um adesivo especial altamente resistente. As facetas dentárias ficam agarradas ao dente de forma firme, e completamente naturais.

2

Mas qual é a sua função? As facetas dentárias servem para tampar problemas ou anomalias nos dentes no que respeito à sua forma ou cor, dando-lhes uma aparência branca e saudável novamente. Este tratamento é ideal para pacientes que não podem optar por um branqueamento dental convencional devido à deterioração no esmalte.

3

As facetas dentárias também servem para corrigir problemas quanto à forma e ao tamanho do dente, podendo solucionar diastemas dentais ou defeitos, oferecendo ao paciente uma dentadura com aspecto normal e atrativo. Trata-se de uma alternativa muito eficaz para conseguir um sorriso bonito.

4

Há dois tipos de facetas dentárias:

  • Folhas de resina: trata-se de um material de semi-cerâmica muito moldável e resistente, com o qual também são realizados os obturações dentais. É uma alternativa mais econômica e rápida; no entanto com o passar do tempo podem deteriorar se o paciente não cuidar bem delas.
  • Facetas de porcelana: bem mais caras que as de resina, as facetas de porcelana também suportam melhor o passar dos anos, no entanto para sua aplicação, o esmalte dental deve ser alterado, requerendo pelo menos duas consultas para sua colocação.
5

Este tipo de tratamento dental é próprio para a maioria dos pacientes, no entanto sempre será necessário submeter-se a uma revisão dental completa com um profissional para determinar se é a solução ideal para si.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Para que servem as facetas dentárias, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.