Partilhar

Para que servem os probióticos

Para que servem os probióticos

Os probióticos são micro-organismos vivos que exercem efeitos benéficos para a saúde das pessoas que os consomem. Os países do norte da Europa costumam usar bastante estes micro-organismos benéficos, chamados probióticos (de "pró" e "biota" , que significa " para a vida"), devido à tradição de comer os alimentos fermentados com bactérias, como o iogurte. Continue lendo este artigo de umComo.com.br e saiba para que servem os probióticos.

Também lhe pode interessar: Lactobacilos: o que são e para que servem

Qual é a origem dos probióticos

Os probióticos podem ser de origem bacteriano ou de leveduras. As bactérias probióticas sobrevivem durante a passagem pelo trato gastrointestinal e se implantam no cólon ou no intestino delgado.

Existem diferentes tipos de probióticos, sendo os mais benéficos: Lactobacillus (acidophilus, casei, plantarum, salivarius, rhamnosus,...), Bifidobacterium (lactis, bifidum,..), Streptococcus thermophilus.

Para que servem os probióticos

Os probióticos ajudam a manter o equilíbrio da flora intestinal, têm uma ação direta sobre o sistema imunológico que se encontra maiormente no intestino.

Os probióticos melhoram e recuperam a flora intestinal quando esta foi alterada por infecções, diarreias ou por uso de medicamentos como antibióticos.

Os probióticos oferecem diferentes benefícios: ajudam na digestão de certos alimentos, intervêm na síntese de vitaminas do grupo B, melhoram a absorção do cálcio, ajudam a manter o equilíbrio da flora intestinal e a flora vaginal das mulheres, melhoram e regulam o trânsito intestinal e fortalecem o sistema imunológico no geral.

Os probióticos nos acompanham desde o primeiro dia de vida. O recém nascido tem seu primeiro contato com eles ao nascer. Durante o parto entra em contato com as bactérias maternas pela primeira vez, por isso a importância de um parto natural e não por cesárea, onde não existe esse contato.

Para que servem os probióticos - Para que servem os probióticos

Quais são as fontes para tomar probióticos

Existe a fonte natural ou através de concentrados.

  • Os probióticos naturais que correspondem principalmente a produtos lácteos fermentados (iogurtes, leites e queijos), vegetais, carnes e peixes fermentados, com uma quantidade baixa de microorganismos.
  • Os probióticos bioterapêuticos que se encontram em preparações de cápsulas, em pó... que contêm concentrações muito altas de micro-organismos e com variedade nas estirpes de bactérias. Os probióticos bioterapêuticos muitas vezes são enriquecidos com pré-bióticos que são alimentos que não se digerem e que ajudam no crescimento e na proliferação de bactérias benéficas (probióticos). Os pré-bióticos procedem de fibras de carboidratos denominados oligossacarídeos. Estas preparações permanecem estáveis à temperatura ambiente, sem precisar de refrigeração, e são resistentes no meio ácido do estômago e no intestino. Por isso este tipo de fonte é mais eficaz que a que provêm da alimentação tradicional. Você pode conseguir estes produtos em sua farmácia.

Mais motivos para tomar probióticos

Os probióticos também servem para:

  • Alguns especialistas em doenças digestivas recomendam probióticos para tratar doenças como a síndrome do intestino irritável. Desde meados da década de 90, os estudos clínicos têm demonstrado que o tratamento com probióticos pode ajudar a tratar várias doenças gastrointestinais , atrasar o desenvolvimento de alergias nas crianças, e tratar e prevenir as infecções vaginais e urinárias nas mulheres.
  • O melhor dos casos para a terapia com probióticos tem sido no tratamento da diarreia. Os estudos controlados vêm demonstrando que Lactobacillus GG pode encurtar o tempo da diarreia infecciosa em crianças (mas não em adultos).
  • A terapia probiótica também pode ajudar as pessoas com a doença de Crohn e síndrome de intestino irritável.
  • Muitas mulheres comem o iogurte ou colocam na vagina para tratar infecções por fungos recorrentes, um remédio "popular" onde a ciência da medicina oferece um apoio limitado. A administração oral e vaginal de lactobacilos pode ajudar no tratamento da vaginose bacteriana, mas ainda não existe evidência suficiente para recomendar isso em vez de outros tratamentos convencionais.
Para que servem os probióticos - Mais motivos para tomar probióticos

Se pretende ler mais artigos parecidos a Para que servem os probióticos, recomendamos que entre na nossa categoria de Vida Saudável.

Escrever comentário sobre Para que servem os probióticos

2 comentários
Antonio Silva
Sinceros agradecimentos pela criatividade deste maravilhoso site, de uma forma simples transmite com profundidade este tema muito importante. Parabéns a toda equipe. Que Deus abençoe a todos pelo empenho de ajudar o próximo.
Sara Viega (Editor/a de umCOMO)
Oi Antonio, muito obrigada por essas valeu! Continue acompanhando a nossa página :)
ivone
só serbvem pra sujar mais o organismo com virus,bacterias e depois ter que tomar antibióticos nocivos ...alcalinize organismo com vegetais naturais e não terá problemas

Para que servem os probióticos
1 de 3
Para que servem os probióticos

Voltar ao topo da página