Pés inchados, o que pode ser? Causas e soluções

Pés inchados, o que pode ser? Causas e soluções

Você andou reparando que seus pés andam mais inchados que o de costume? Esse é um problema cada vez mais comum que acomete diversas pessoas. O inchaço nos pés vem do acúmulo de líquido no tecido adiposo, embaixo da pele. Suas causas são as mais diversas possíveis, desde um estilo de vida mais sedentário a complicações dos sistemas hepático, renal e cardíaco - por isso, é sempre bom ficar de olho e não descuidar do acompanhamento médico!

Para descobrir todas essas causas dos pés inchados, continue lendo este artigo em umCOMO e descubra: pés inchados, o que pode ser?

Inchaço nos pés, o que pode ser?

A gravidade faz com que o sistema circulatório tenha dificuldade em bombear o sangue dos pés para o coração - e quem ajuda neste processo é a panturrilha através da contração muscular. Caso este procedimento não ocorra perfeitamente o corpo não consegue bombear o sangue direito, o que resulta em pés inchados com dor.

Este inchaço pode ser pontual, no entanto, se está ocorrendo com frequência, é necessária uma ida ao especialista para que sejam realizados os exames necessários. Saber grupos e fatores de riscos é fundamental para entender um pouco mais sobre o que pode ser inchaço nos pés:

Grupos e fatores de risco

  • Idosos: por conta do próprio desgaste natural do corpo e da menor eficiência do sistema circulatório, as pessoas idosas sofrem ação maior da gravidade. Por isso, é mais provável encontrar pés inchados em idosos.
  • Calor: nas estações mais quentes do ano, o corpo precisa encontrar uma maneira de diminuir a temperatura interna. Os vasos sanguíneos sofrem uma maior dilatação e acabam por liberar líquido nos tecidos, causando inchaço nos pés.
  • Obesidade: o sobrepeso dificulta a circulação sanguínea, pois há maior pressão arterial e os vasos sanguíneos ficam mais comprometidos (alguns podem até obstruir).
  • Doenças renais: a função dos rins é filtrar e eliminar o sódio do organismo. Se o paciente possui algum tipo de debilitação renal, o corpo sofre com o alto nível de sódio que acarretam na formação de edemas nas mãos e nos pés, que podem inchar.
  • Viagens longas de carro: como o corpo fica por muito tempo na mesma posição, o sangue não circula perfeitamente, pela falta de contração dos músculos da panturrilha. Pessoas que trabalham muito sentadas ou em pé sem se locomover ou alongar também podem sofrer desta condição.
  • Medicamentos: algumas medicações podem promover ou intensificar o quadro de pés inchados, como bloqueadores dos canais de cálcio, antidepressivos, esteroides, anticoncepcionais e remédios para o tratamento de diabetes.
  • Gestantes: é comum que o organismo retenha mais líquido durante a gravidez, por conta da compressão de veias fundamentais para o retorno do sangue. Como o útero aumenta de tamanho, ele pressiona a veia cava (responsável pelo retorno do sangue nas pernas), o que diminui a velocidade da circulação nos membros inferiores, causando o inchaço. O inchaço repentino na gravidez e que acomete outras regiões do corpo pode ser indício de pré-eclâmpsia (aumento de pressão arterial após a 20ª semana de gravidez).
  • Trombose: são coágulos de sangue que se formam em veias localizadas nas pernas e que bloqueiam o fluxo normal do sangue, gerando inchaço. Se não for tratada, pode evoluir para uma embolia e matar.
  • Inflamações: os inchaços podem ser resultado de alguma infecção bacteriana ou algum outro processo inflamatório causado por alergia ou trauma.
  • Traumas ou lesões: quando há a torção do tornozelo, é possível que ocorra a ruptura parcial ou total de ligamentos da região. O inchaço aparece por conta do rompimento dos vasos locais.
  • Diabetes: há a perda progressiva de sensibilidade nos pés dos pacientes diabéticos. Essa falta de sensibilidade pode ser a culpada por feridas ou pancadas que o paciente sofre e não sente por completo o impacto. A cicatrização fica comprometida e as feridas podem não se fechar totalmente, trazendo risco de inflamação e inchaço, daí que pés inchados e diabetes sempre se associam.

Pés inchados, o que fazer?

Como o inchaço dos pés pode indicar de um simples estilo de vida sedentário à uma doença mais séria e perigosa, o ideal é saber em quais condições você está ou esteve e que favorecem o inchaço dos pés. Caso perceba algo de atípico ou o aparecimento de mais sintomas, não hesite em procurar um médico. Lembre-se de que a eficácia do tratamento é sempre mais garantida quando ele se inicia nos estágios iniciais da doença.

Mas, caso o seu caso de pé inchado e dolorido seja apenas pontual, por conta de uma viagem de carro, por exemplo, acompanhe algumas dicas para pés inchados - o que fazer para desinchar:

  • Eleve as pernas: isso ajuda a bombear o sangue de volta para o coração. Deite-se de barriga para cima e deixe as pernas apoiadas em uma almofada grande ou outro apoio que faça com que os pés estejam acima do nível do coração. Fique nessa posição por quinze a vinte minutos.
  • O uso de meias elásticas para quem precisa ficar muito tempo em pé é eficiente. Elas favorecem o retorno do sangue para o coração.
  • Diminua o consumo de sal, açúcar e álcool.
  • Durante uma viagem ou até mesmo no trabalho, a cada uma hora, levante-se e movimente os pés. Desta forma, você previne o inchaço dos pés e a formação de coágulos.
  • Beba água constantemente para garantir a hidratação do corpo.
  • Evite roupas muito apertadas.
  • Pratique exercícios físicos com regularidade
  • Massageie e estimule a panturrilha. A drenagem linfática pode ajudar, pois reduz a retenção de líquido e ativa a circulação sanguínea.
  • Coma diariamente alimentos diuréticos como pepino, abóbora, melão, laranja, limão e salsinha.

Para ver receitas de remédios para pés inchados, leia nosso outro artigo.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Pés inchados, o que pode ser? Causas e soluções, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.