Picada de lacraia, o que fazer?

Picada de lacraia, o que fazer?

A lacraia é um tipo de centopeia peçonhenta muito ágil e capaz de entrar um lugares inimagináveis graças à estrutura flexível de seu corpo. O inseto é muito comum no Brasil, ainda que exista em diversos lugar do mundo, diversas espécies de lacraia são capazes de atingir mais de 20cm e podem ter picada tão perigosa quanto a de alguns escorpiões, por isso, em caso de ataque por vezes é necessário recorrer a um pronto socorro para que seja realizado o devido tratamento. Se você foi picado e quer saber o que fazer em caso de picada de lacraia, este artigo do umCOMO te explica.

Picada de lacraia: sintomas

A picada de lacraia não mata, mas dói bastante e causa outros sintomas que geralmente são:

  • Dor e inchaço na região atingida;
  • Febre;
  • Calafrios;
  • Mal-estar;
  • Suor frio.

Os sintomas da picada de lacraia costumam desaparecer em até 48h, com exceção do ferimento que costuma demorar mais para cicatrizar completamente. Ainda que não seja letal, picada de lacraia em bebês ou picada de lacraia na gravidez são muito perigosos e, nesses casos, é recomendado que se consulte um médico o quanto antes. Picada de lacraia em cachorro também pode ser muito perigoso, principalmente se for um animal de pequeno porte.

Outro animal venenoso capaz de atacar sem antes ser percebido é o escorpião, para saber mais veja como tratar picada de escorpião.

Tratamento para picada de lacraia

A lacraia tem uma picada extremamente dolorida ainda que o animal não seja peçonhento, em caso de picada de lacraia não peçonhenta você deve:

  1. Tentar manter a calma, ficar nervoso pode fazer com que a dor piore;
  2. Lavar o ferimento com água limpa e quente e sabonete, o que alivia a picada de lacraia e também mata bactérias;
  3. Fazer um curativo em cima do ferimento para evitar contato com bactérias do ar.

Para aliviar as dores é possível o uso de analgésicos comuns.

O tratamento acima é apenas recomendado caso você tenha certeza de que a lacraia que te picou não é peçonhenta, já que diversas espécias do animal podem ter venenos poderosos. Caso você não tenha certeza do quão perigosa é a picada da lacraia que te atacou o recomendado é:

  1. Faça a higienização e curativo acima recomendados;
  2. Corra para o hospital mais próximo pois o tratamento de picada de animais venenosos é realizado por meio da injeção de antígenos.

Remédio para picada de lacraia

O remédio para picada de lacraia é a injeção de antígenos e é chamada soroterapia, que é também realizada em caso de picada de cobras. O processo de produção do soro é realizado seguindo os seguintes passos:

  1. Retira-se o veneno do animal peçonhento;
  2. Injeta-se o veneno em um cavalo, que não morrerá em razão do veneno graças a seu grande porte mas que será capaz de produzir anticorpos eficazes contra a substância venenosa;
  3. Retira-se sangue do cavalo com anticorpos;
  4. O sangue passa por um processo de purificação que visa a separação dos anticorpos;

Após a separação, os anticorpos produzidos pelo cavalo estarão prontos para serem utilizados em humanos.

Dicas para evitar lacraias em sua casa

Lacraias gostam de lugares úmidos, escuros e pouco movimentados, sendo assim, para evitar a presença desses animais desagradáveis o ideal é eliminar os potenciais abrigos de centopeia da sua casa. Para isso:

  • Mantenha os locais menos frequentados da casa como galpões e depósitos sempre limpos e evite deixar neles caixas e objetos que contenham buracos onde as lacraias possam se esconder, certifique-se também de que não existe nenhum ponto de água parada;
  • Mantenha a grama do seu jardim sempre aparada e curta, lacraias gostam de se esconder no mato e podem atacar quando você passar por perto, principalmente durante a noite, quando é mais difícil de enxergar e hora preferida das lacraias para andarem por aí;
  • Evite deixar restos orgânicos acumulados pois esses compostos possuem bastante água e servem de abrigo perfeito para as lacraias;
  • Vede todos os buracos em muros, principalmente quando próximos ao solo. Quando chove as lacraias procuram lugares úmidos para se esconder e frestas de muros são uma ótima opção;
  • Limpe ralos com água fervente sempre que possível, assim, caso existam lacraias em seu interior elas sofrerão com o calor e poderão até mesmo morrer, caso contrário, ao menos você pode ter a certeza de que se foram para longe.

Sugestão: Como acabar com as lacraias

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Picada de lacraia, o que fazer?, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.