Plantas medicinais para a menopausa

Plantas medicinais para a menopausa

As plantas podem ajudar a que a sua menopausa seja mais leve. Algumas delas contêm propriedades medicinais que contribuem para diminuir os sintomas conseguindo, assim, que se sinta mais saudável. As ondas de calor, a tristeza, a prisão de ventre e o envelhecimento da pele podem ser tratados com algumas destas plantas medicinais para a menopausa que passamos para você em umComo. Continue lendo este artigo e aprenda a se sentir melhor durante este momento de mudança em sua vida.

Passos a seguir:
1

Quando uma mulher chega a este momento de sua vida, o seu corpo deixa de produzir estrogênios e esta mudança implica no aparecimento de sintomas como os seguintes:

  • Ondas de calor, calor no geral e suor excessivo.
  • Uma atitude mais irritada e com mais nervosismo.
  • Dificuldade para adormecer e alterações durante o mesmo.
  • Mudanças de humor com tendência a estar triste e/ou depressiva.
  • Sensação generalizada de fadiga.
  • Prisão de ventre.
  • Dores de cabeça.
  • Secura vaginal, pele seca e incômodos ao ter relações.
  • Unhas e cabelos mais frágeis.
  • Aumento de peso, principalmente na barriga.
2

Começamos a falar das plantas medicinais para a menopausa atacando um dos sintomas mais frequentes das mulheres: a prisão de ventre. Para aliviar estes incômodos, recomenda-se incorporar à dieta sementes de chia ou óleo de linhaça, complementos que ajudarão a regular o seu trânsito intestinal de forma natural.

Além disso, em umComo recomendamos que, para conseguir eliminar a prisão de ventre opte por uma dieta rica em fibra e evite alimentos difíceis de digerir, como os que têm um alto conteúdo de gordura ou açúcar.

3

Mas quando falamos de produtos naturais para a menopausa um dos mais frequentes é o óleo de onagra por ser rico em Ômega 6 e contribuir para regular diferentes sintomas como a pele seca, a fragilidade do cabelo e unhas além de acalmar as ondas de calor e o excesso de suor. O óleo de onagra, por ser rico em Ômega 3 e 6, também é ideal para combater a secura vaginal, outro sintoma típico da menopausa.

Portanto, adicionando este óleo à sua dieta conseguirá se sentir melhor durante este período (para saber a dose exata para tomar é imprescindível falar com um especialista).

4

Outra das melhores plantas medicinais para a menopausa é a soja. Dentro da parte da lecitina de soja é onde se encontram isoflavonas, que imitam a função dos estrogênios. Portanto, tomando soja diariamente consegue cobrir esta perda que ocorre durante a menopausa. Além disso, a soja também ajuda a fortalecer os ossos e a prevenir o aparecimento de doenças como a osteoporose.

5

As mudanças de humor também são típicas da menopausa pois as mulheres apresentam uma revolução hormonal que afeta o seu estado de ânimo e pode deixá-las mais tristes e deprimidas. Para combater este sintoma pode aproveitar os benefícios das plantas medicinais como a erva de São João. É uma das melhores para combater a falta de interesse, a tristeza e a depressão leve.

6

O sobrepeso é outro dos problemas mais habituais com os quais se encontram as mulheres ao chegar à menopausa e, para tratá-lo, também existem algumas plantas que podem conseguir regular esses quilos a mais. Por exemplo, o chá verde é uma das melhores infusões para emagrecer já que atua como um diurético natural além de acelerar a queima de gorduras.

Por outro lado, a alcachofra também é um dos melhores complementos para que uma pessoa possa controlar a sua silhueta, visto que também ajuda a depurar o organismo de forma natural, além de controlar o colesterol no sangue. Uma das melhores formas de tomar este ingrediente (além de cozinhado) é preparando um chá de alcachofra.

7

A melhor planta medicinal para enfrentar a menopausa é a sálvia. O motivo é que contém fitoestrogênios, componentes perfeitos para regular tanto o calor corporal como o excesso de sudoração. No entanto, não é a única já que outros produtos naturais como a soja, o lúpulo ou o trevo vermelho também são indicados para acalmar estes desajustes térmicos do seu corpo.

8

As mudanças de humor, o nervosismo e a insônia podem ser tratadas com plantas como a valeriana ou a flor de maracujá, duas ervas medicinais que são perfeitas para melhorar o ânimo e combater as mudanças hormonais tão habituais deste período. Por isso, o mais adequado é que todos os dias tome um comprimido destas ervas para equilibrar o seu estado de ânimo e, conseguir assim, estar mais positiva.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Plantas medicinais para a menopausa, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.