Partilhar

Plantas medicinais para a tosse

Por Nelia Oliveira. Atualizado: 8 agosto 2017
Plantas medicinais para a tosse

A tosse é um sintoma comum de condições como resfriados, gripes, alergias, bronquite ou infeções pulmonares que é muito desconfortável para quem o tem, provocando mal-estar e inclusivamente dificuldade para descansar ou dormir bem durante a noite. Quer seja tosse seca ou com catarro (expectoração) é fundamental visitar o médico para saber qual é a sua origem e atuar com o tratamento adequado. Existem alguns remédios naturais que são eficazes para acalmar a tosse, assim como para a prevenir, e entre eles encontramos as plantas medicinais para a tosse. Neste artigo do umComo mostramos-lhe as melhores opções e indicamos-lhe a forma como as deve consumir.

Também lhe pode interessar: Como curar a tosse com catarro
Passos a seguir:
1

Entre as plantas medicinais para a tosse mais eficazes, destacam-se o eucalipto e a menta. Ambas são excelentes para o tratamento de diversas condições respiratórias e, além disso, possuem propriedades antissépticas e expectorantes.

A melhor forma de aproveitar os seus benefícios no caso de tosse excessiva é realizando vapores de eucalipto e menta, uma vez que ao inalar o vapor que se liberta junto da água quente, favorece-se a abertura das fossas respiratórias, facilita-se a respiração e reduz-se consideravelmente a tosse. No artigo sobre como fazer inalação pode ver o passo a passo completo.

Plantas medicinais para a tosse - Passo 1
2

O tomilho é antisséptico e muito eficaz no tratamento de infeções de peito e garganta, tal como nos casos de bronquite e mucosidade severa. É um expectorante natural e para acalmar a tosse, pode utilizá-lo de várias formas. A primeira consiste em preparar uma infusão de tomilho juntando duas colheres desta planta fresca em uma taça com água fervendo, e uma colher de chá de mel. Por outro lado, também pode fazer inalações de tomilho seguindo o mesmo procedimento usado com o eucalipto e a menta.

É importante que saiba que o consumo de tomilho é contraindicado em determinados casos, como por exemplo se sofre de doenças digestivas (úlceras estomacais, gastrite, cólon irritável...), prisão de ventre, hipersensibilidade ou durante a gravidez.

Plantas medicinais para a tosse - Passo 2
3

Tanto para tratar os resfriados como para aliviar a tosse constante, o gengibre é um excelente aliado. Esta raiz favorece a expulsão da mucosidade, por isso é perfeito sobretudo nos casos de tosse com catarro e, além disso, as suas propriedades antibacterianas e antivirais permitem lutar contra aqueles micro-organismos que causam mal-estar.

A melhor opção para utilizar esta planta medicinal contra a tosse é preparar um xarope caseiro à base de meia raiz de gengibre, o suco de dois limões e uma colher de sopa de mel. Misture todos os ingredientes introduzindo-os em um frasco de vidro e tome uma colher deste preparado 3 ou 4 vezes ao longo do dia. No artigo sobre como usar o gengibre para a tosse pode ver outras receitas para combater a tosse.

O consumo de gengibre é contraindicado no caso de doenças digestivas, cálculos biliares, hipertensão, caso esteja tomando medicamentos anticoagulantes ou para a diabetes, durante a gravidez e amamentação.

Plantas medicinais para a tosse - Passo 3
4

O alcaçuz é uma das plantas medicinais para a tosse das quais também pode beneficiar. O seu efeito anti-tosse deve-se ao fato de favorecer a dilatação dos brônquios e facilitar a passagem de ar pelos pulmões. Conta, além disso, com propriedades que ajudam a combater os vírus prevenindo assim o aparecimento de catarro e quadros gripais.

Para suavizar a garganta, aliviar a tosse e o congestionamento, aconselhamos a preparar um chá com a raiz de alcaçuz. Tem que juntar uma colher de sopa de raiz de alcaçuz sexa em uma taça com água a ferver e deixar repousar uns 6 minutos. Coe a misture e beba o líquido de manhã e à noite.

Deve-se evitar o consumo de alcaçuz em caso de hipertensão, insuficiência renal, diabetes, na gravidez ou período de amamentação, quando se esta tomando algum medicamento anticoagulante, corticoides ou qualquer medicamento que influencie os níveis de potássio.

Plantas medicinais para a tosse - Passo 4
5

Outras ervas medicinais que igualmente servem para acalmar, em especial, a tosse seca produzida por resfriados são o anis, o cravo-da-índia e a camomila. De fato, um remédio natural muito utilizado para a tosse persistente é um xarope caseiro feito à base destas três plantas.

Para o preparar, primeiro faça uma infusão de camomila, deixe que ferva e acrescente o anis e os cravos-da-índia. Passados 5 minutos de fervura, deixe repousar uns minutos, coe o líquido e, por último, acrescente um pouco de mel e limão a gosto. Se tomar duas colher deste xarpe anti-tosse por dia notará melhoras significativas.

Plantas medicinais para a tosse - Passo 5
6

Não só pode beneficiar das plantas medicinais para combater a tosse, também existem alguns alimentos com incríveis propriedades contra tosse como a cebola, o alho ou as tâmaras. Descubra de que forma os pode consumir no artigo sobre como tratar a tosse com remédios caseiros. E claro, não se esqueça de consultar o seu médico, uma vez que a tosse pode ser um sintoma de variadíssima condições de saúde.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Plantas medicinais para a tosse, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário sobre Plantas medicinais para a tosse

O que lhe pareceu o artigo?

Plantas medicinais para a tosse
1 de 6
Plantas medicinais para a tosse

Voltar ao topo da página