Pode fazer teste de gravidez menstruada?

Pode fazer teste de gravidez menstruada?

O primeiro sinal de gravidez costuma ser o atraso na menstruação, isso porque geralmente mulheres grávidas param de menstruar. Só que é razoavelmente comum que mulheres grávidas continuem menstruando e que acabem ignorando todos os outros sintomas por pensarem que teste de farmácia positivo e sangramento significam que o teste está errado. Para saber se você está grávida o método mais fácil é o teste de gravidez de farmácia, mas será que se pode fazer teste de gravidez menstruada? Para descobrir essa resposta e outros sintomas da gravidez, leia este artigo do umCOMO!

Por que mulheres grávidas geralmente param de menstruar?

No interior do útero de toda mulher existe um tecido rico em sangue chamado endométrio, a função do endométrio é abrigar e proteger o óvulo fecundado, além de também servir de apoio para que ele possa se manter estável dentro do útero. Quando se menstrua, junto ao sangue é possível observar um tecido grosso também avermelhado, o tecido que observamos é o endométrio, assim que a menstruação acaba o tecido volta a se construir para o caso de uma gravidez, por isso mulheres menstruam todo o mês.

Quando a mulher engravida, o endométrio passa a ter uma função durante a gravidez e, por consequência, a mulher para de menstruar, já que esse tecido antes eliminado agora será indispensável para a gestação e saúde do feto.

É muito comum que mulheres se confundam e pensem que a nidação é uma menstruação, já que a nidação é um corrimento de sangue que muito comumente ocorre logo nos primeiros dias de gravidez, para saber mais e tirar dúvidas, veja quais são os sintomas de nidação.

Posso fazer o teste de gravidez de farmácia mesmo menstruada?

Em situações comuns nas quais houve o atraso na menstruação e a mulher suspeita estar grávida, o ideal é que se espere até 14 dias após o primeiro dia do atraso para realizar o teste. A recomendação dos 14 dias ocorre porque o teste de farmácia mede a quantidade de um hormônio específico na urina e esse hormônio não começa a ser produzido de forma detectável logo nos primeiros dias de gravide, sendo assim, quando a mulher realiza o teste antes desse prazo o resultado do exame pode ser negativo ainda que esteja grávida.

Apesar do tempo recomendado de 14 dias, quando a mulher desconfia que está grávida mesmo menstruada é possível realizar o teste tanto durante e também fazer o teste de gravidez depois da menstruação, afinal, a menstruação não altera o teste de farmácia e o sangue não altera o resultado do teste de farmácia.

Entenda: Quantos dias depois da menstruação posso engravidar?

Pode fazer exame de sangue de gravidez menstruada?

O exame de sangue de gravidez, chamado de beta-hCG, pode sim ser realizado durante a menstruação e o sangramento em nada irá interferir no resultado, ou seja, fazer teste de gravidez menstruada dá positivo apenas quando a mulher está efetivamente grávida.

Leia também: Teste de gravidez caseiro com Coca Cola funciona?

Quais são os sintomas da gravidez?

Os sintomas da gravidez são diversos e apresentá-los ou não depende de cada pessoa e de cada gravidez, ou seja, você pode estar grávida quase sem apresentar sintomas mas também pode ter logo de inícío sintomas que indiquem a gravidez de forma que é difícil negá-la.

Os principais sintomas da gravidez são:

  • Atraso na menstruação;
  • Corrimento de sangue distinto da menstruação;
  • Cólica;
  • Espinhas na pele do rosto;
  • Inchaço nos seios;
  • Vômito e náusea;
  • Sensibilidade a odores;
  • Constipação;
  • Vontade de urinar;
  • Grande produção de gases;
  • Dor de cabeça.

Se você deseja estar grávida e não apresenta os sintomas acima, não se preocupe, pois isso nao quer dizer que não houve a fecundação, apenas que seu corpo está reagindo de forma fora do usual.

Sugestão: Que tipo de corrimento indica gravidez?

O que devo fazer após a confirmação de uma gravidez?

  1. Procure um médico especialista: a gravidez é um processo extremamente delicado e o acompanhamento médico desde o início é extremamente necessário, um médico obstetra fará diversos exames para saber como vai sua saúde e quais são as medidas necessárias para que você tenha uma gravidez tranquila e sem preocupações.
  2. Tome vitaminas: Os exames realizados pelo médico de sua escolha indicará o que está faltando em sua alimentação e poderá tanto recomendar uma dieta mais saudável que supra suas necessidades quando vitaminas que te ajudarão e se manter bem o suficiente para suprir as suas necessidades e também as do bebê.
  3. Procure realizar atividades físicas: Com a evolução da gravidez ficará cada vez mais difícil se movimentar, entretanto, é recomendado que mulheres grávidas realizem atividades físicas suaves para manter o corpo saudável.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Pode fazer teste de gravidez menstruada?, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.