Outros planejamento familiar

Pode ter relação antes de colocar o DIU?

Letícia Lima
Por Letícia Lima. Atualizado: 5 abril 2018
Pode ter relação antes de colocar o DIU?

O DIU (sigla para dispositivo intrauterino) é um dos métodos mais populares para evitar a concepção, assim como a pílula anticoncepcional e a camisinha. Ele tem o formato da letra T e é colocado pelo médico ginecologista dentro da cavidade uterina, em um procedimento simples que pode ser realizado no próprio consultório, sem necessidade de internação hospitalar. Apesar de o DIU ser muito vantajoso, pois chega a funcionar por até dez anos (como o DIU de cobre, por exemplo), muitas mulheres ainda têm receio em adotá-lo como método contraceptivo. Pode ter relação antes de colocar o DIU? Não há nada que a impeça de ter relação sexual antes de colocar o DIU, mas você deve estar bem informada sobre o procedimento. Saiba mais sobre o assunto e esclareça outras dúvidas neste artigo do umCOMO!

Índice

  1. Pode ter relação antes de colocar o DIU?
  2. Cuidados após colocar DIU de cobre
  3. Cuidados após colocar DIU Mirena

Pode ter relação antes de colocar o DIU?

Sim! Não há nada que a impeça de ter relação sexual antes de colocar o DIU. No entanto, você precisa levar em conta que não estará protegida contra uma gravidez caso não esteja fazendo uso de algum outro método contraceptivo, como os de barreira (preservativos) ou hormonais (pílulas anticoncepcionais, injeções anticoncepcionais, etc). É preciso ficar atenta aos métodos hormonais, pois alguns remédios cortam o efeito da pílula. Você pode ter acesso a mais informações em nosso artigo quais são os métodos contraceptivos.

Cuidados após colocar DIU de cobre

O DIU de cobre é um tipo de DIU sem hormônios. Ele impede a gravidez criando uma inflamação uterina desfavorável a vida do espermatozoide, dessa forma, as chances de fecundação são bem mais baixas. Você pode usar o DIU de cobre por até dez anos sem precisar trocar o dispositivo. Além disso, ele é mais barato do que o DIU hormonal.

Antes de colocar o DIU, você deve conversar com seu ginecologista, que irá analisar seu perfil e avaliar se é adequado para o uso do DIU ou não (ele não é recomendado para mulheres com síndrome dos ovários policísticos ou que possuam alguma deformação no útero). Se a avaliação for positiva, você poderá colocar o DIU no consultório - trata-se de um procedimento que leva menos de uma hora. Veja a seguir algumas das principais dúvidas relacionadas aos cuidados após colocar DIU de cobre:

  • Após colocar o DIU de cobre precisa de repouso? A resposta para essa pergunta é não. Você pode seguir normalmente sua rotina após colocar seu DIU. No entanto, é normal sentir cólicas durante e depois do procedimento, o que pode ser facilmente contornado com o uso de um medicamento para dor.
  • Posso malhar depois de colocar DIU? Sim! Se você curte academia e esportes, pode continuar malhando depois de colocar DIU. Como não se tem que fazer repouso depois de colocar o DIU, as atividades físicas estão liberadas.
  • Coloquei o DIU, posso ter relação? Sim! Você pode ter relações sexuais até mesmo logo após colocar o DIU. Contudo, lembre-se que o DIU é só um método contraceptivo, ou seja, não protege contra doenças sexualmente transmissíveis. Por isso, continua sendo necessário o uso da camisinha.

Cuidados após colocar DIU Mirena

O DIU Mirena é um DIU hormonal, que impede a gravidez através da liberação de hormônios. Seu tempo de vida útil é inferior ao DIU de cobre - o DIU Mirena precisa ser trocado a cada cinco anos. Em comparação com o de cobre, ele também é mais caro. O DIU Mirena reduz o fluxo menstrual e também as cólicas, sendo uma boa opção para mulheres com ciclo menstrual muito intenso. Além disso, é um auxiliar no tratamento de doenças como a endometriose.

Veja a seguir algumas das principais dúvidas relacionadas aos cuidados após colocar DIU Mirena:

  • Após colocar o DIU precisa de repouso? Não! Assim como DIU de cobre, o DIU hormonal não exige repouso após o procedimento de implantação. Você pode seguir normalmente com suas atividades do dia a dia, como trabalhar, ir à academia, etc.
  • Quanto tempo depois de colocar o DIU Mirena pode ter relação? Nesse ponto, o DIU Mirena também é igual ao DIU de cobre: você pode ter relações sexuais logo após colocá-lo (levando em conta que algumas mulheres relatam sentir cólicas durante e depois da aplicação, ou seja, é preciso ficar atenta aos sinais do corpo). No entanto, no primeiro mês do DIU Mirena é necessário utilizar algum outro método contraceptivo (preferencialmente a camisinha) para reduzir a possibilidade de gravidez enquanto seu corpo ainda se adapta a uma nova carga hormonal.

Dica: Confira também o artigo "é normal sentir cólicas depois de colocar o DIU?".

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Pode ter relação antes de colocar o DIU?, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
Elisângela de Souza Falcão
Olá boa tarde... gostaria de saber se posso ter relação sexual um dia antes de por o Diu...e tb qual é o melhor diu...o de mirena ou de cobre... Aguardo retorno
Pode ter relação antes de colocar o DIU?