Partilhar

Pontadas na cabeça lado direito em cima da orelha, o que pode ser?

Por Nathália Oliveira. Atualizado: 7 junho 2018

A dor de cabeça é um incômodo que não há quem nunca tenha sentido. Existem diversas causas para o aparecimento da cefaleia - fome, resfriados, estresse, ansiedade e falta de hidratação são alguns dos motivos. De acordo com as diferentes causas, a dor se manifesta de distintas maneiras, lugares e intensidades. Uma das formas que a dor de cabeça pode aparecer são as pontadas, que podem se concentrar em torno da cabeça, em apenas um dos lados ou mais próxima da nuca, por exemplo.

Conviver com a dor de cabeça pode ser um verdadeiro desconforto. Embora geralmente as pessoas optem por resolver de maneira mais ágil com o uso de analgésicos, quando a dor torna a aparecer com as mesmas características, é um sinal importante que o corpo está mandando, e se faz necessário prestar atenção. Se você se pergunta o que pode ser pontadas na cabeça no lado direito em cima da orelha, o artigo de hoje do umCOMO reúne as principais causas do aparecimento do sintoma. Continue lendo para saber mais.

Pontadas na cabeça lado direito acima da orelha

Cefaleia em salvas

As cefaleias em salvas são episódios de dor de cabeça excruciante em apenas um lado da cabeça, que duram de 15 minutos a duas horas. Os ataques podem ocorrer semanalmente por anos até finalmente desaparecerem, e geralmente ocorrem à noite - a maioria dos pacientes costuma acordar no meio da madrugada com fortes dores de cabeça. As causas dos episódios ainda são desconhecidas pela ciência. Confira como tratar a cefaleia em salvas nesse artigo.

Enxaqueca

Uma outra causa possível para a dor de cabeça lado direito acima da orelha é a enxaqueca. No entanto, vale lembrar que a enxaqueca também pode aparecer em outros lugares da cabeça. A causa também é desconhecida pela ciência, mas fatores como genética, alterações hormonais (como no período menstrual), estresse, falta de sono e excesso de álcool e tabaco ajudam a explicar o aparecimento da dor. Sintomas da enxaqueca incluem formigamento, sensibilidade à luz e aos sons, perda de visão periférica, náuseas, vômitos, dentre outros.

Cefaleia tensional

A cefaleia tensional é o tipo de dor de cabeça mais comum pelo mundo. Apesar disso, a causa de seu aparecimento é desconhecida. Além de ser sentida como pontadas e no lado direito, a cefaleia tensional pode se manifestar em toda a zona. A dor de cabeça tensional costuma ter intensidade baixa a moderada. Esses remédios caseiros para tratar a cefaleia tensional podem ajudar.

Arterite temporal

A arterite temporal é outra causa que pode explicar o aparecimento das pontadas do lado direito da cabeça. É uma doença autoimune de causa desconhecida, caracterizada pela inflamação das artérias na região da cabeça. Sintomas incluem febre, dor de cabeça em forma de pontadas, rigidez e fraqueza dos músculos mastigatórios, anemia e, em casos mais graves, pode levar até mesmo à cegueira. É uma enfermidade que não tem cura, mas com o tratamento eficaz é possível controlar os danos e viver com qualidade. A artrite temporal é mais comum em pessoas com 50 anos ou mais. É um tipo de vasculite (doença reumática que afeta a circulação sanguínea e pode comprometer várias partes do corpo).

Dica: complemente essa informação acessando nosso outro artigo "Dor de cabeça do lado direito, o que pode ser?"

Pontadas na cabeça lado esquerdo acima da orelha

Cefaleia cervicogênica

A cefaleia cervicogênica é caracterizada pelas pontadas lado esquerdo perto da nuca, acima da orelha. Geralmente, está relacionada a um problema cervical (pescoço e nuca). A dor pode ter relação com problemas como má postura, torcicolos e hérnia de disco.

Dor muscular por espasmo

A contração dos músculos ou espasmos é uma causa bastante comum que justifica o aparecimento de dor atrás da orelha, perto da nuca, além da região do pescoço e ombros. Como os músculos dessa área estão interligados, quaisquer anormalidades na nuca podem irradiar para a orelha e para os ombros.

Pontadas na cabeça que duram segundos

Neuralgia occipital

A neuralgia (também conhecida como nevralgia) é caracterizada pela dor intensa, aguda que ocorre em um ou mais nervos do corpo humano. No caso da neuralgia occipital, essa dor incessante é geralmente na parte posterior da cabeça, mas também pode aparecer na região superior do pescoço e na base do crânio. A dor se manifesta como pontadas, ou constantes ou esporádicas. Outros sintomas da neuralgia occipital são perda de massa muscular, sensibilidade aumentada, vermelhidão e inchaço da região e ausência de sudorese.

Sugestão: Orelha direita queimando, o que pode ser?

Se pretende ler mais artigos parecidos a Pontadas na cabeça lado direito em cima da orelha, o que pode ser?, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário sobre Pontadas na cabeça lado direito em cima da orelha, o que pode ser?

Voltar ao topo da página