Pontadas na virilha, o que pode ser? Causas e soluções

Pontadas na virilha, o que pode ser? Causas e soluções

A pontada na virilha é um sintoma comum e senti-la pode ter diversos significados, isso acontece porque a região da virilha é repleta de terminações nervosas e de músculos, fazendo a conexão entre o torso e as pernas assim como os ombros, que conectam o torso aos braços. Geralmente, dores nessas regiões acontecem após a realização de esportes em que o atleta realiza movimentos bruscos, além dos que exigem sustentação de muito peso ou nos quais se sofra grandes impactos, além de ser também comum em mulheres grávidas. Apesar de poder ter diversos significados, a pontada na virilha sozinha não é um sintoma grave e costuma ser facilmente curada, o problema é quando a dor vem acompanhada de outros sintomas. Se você está sentindo dores na virilha, esse artigo do umCOMO te explica o que pode ser e como tratar: pontada na virilha, o que pode ser?

Sinto pontadas na virilha, o que pode ser?

Pontadas na virilha costumam ter conexão direta com algum dano sofrido pelos músculos ou nervos da região, isso acontece porque muitas vezes o peso que sustentamos acaba sendo jogado nas pernas mais do que suas estruturas são capaz de suportar. Os motivos mais frequentes para que esse incômodo surja são:

  • Gravidez: em mulheres grávidas as pontadas na virilha acontecem principalmente nos finais da gestação pois, conforme o corpo do bebê cresce, o da mulher precisa se adaptar para comportá-lo, sendo assim, há um deslocamento na região do quadril, o que pode resultar em dores e pontadas na região da virilha. Além das pontadas, é comum que grávidas sintam diversas dores em articulações devido ao peso.
  • Hérnia e apendicite: além da pontada, o paciente com hérnia também deve notar um inchaço na virilha do lado esquerdo e dor ao se pressionar e soltar o apêndice em caso de apendicite.
  • Distensão muscular e rompimento de ligamento inguinal: é comum acontecer uma distensão ou rompimento após prática de exercício físico e em pacientes com problema na coluna, isso porque parte da função de sustentação da coluna acaba sendo prejudicada e por consequência acabamos colocando mais peso nas pernas. Distensões e rompimentos causam também dificuldades para andar, é comum também que se sintam cãibras, veja como aliviar cãibras com remédios caseiros nesse artigo.
  • Osteíte púbica: a inflamação do osso na região da virilha pode causar dores na região principalmente após realização de atividades físicas.
  • Prostatite: além da prostatite (inflamação da próstata), diversas outras inflamações próximas podem causar pontadas na virilha.
  • Pedra nos rins: além das pontadas e dores na virilha, sentem-se também dores fortes e agudas na região dos rins, em caso de dor pode ser necessária a remoção das pedras nos rins.
  • Íngua: é normal que se sinta pontadas na virilha quando há ínguas, mas esse é um sinal de que há uma inflamação em algum lugar próximo.
  • Infecção urinária: junto das pontadas, também se sente dificuldade e dor ao urinar.

Leitura complementar: Bolhas na virilha, o que pode ser? Homens e Mulheres

Pontada na virilha: o que fazer?

Primeiramente, se você está sentindo pontada ou dores na virilha procure descobrir a razão, já que apesar de simplesmente resolvíveis, os diversos causadores desse sintoma têm tratamentos muito distintos, para isso é necessário que se preste atenção em outras alterações recentes no seu corpo (caso haja) como inchaços e dores. Veja o que fazer para se tratar:

  • Grávidas com pontadas não devem se preocupar por se tratar apenas do reflexo de uma adaptação do corpo, em caso de dores extremas deve-se consultar um médico pois algum músculo ou nervo pode ser sido muito pressionado.
  • Em caso de ínguas, inflamações, distensão muscular e rompimento de ligamento, o recomendável é que se tome anti-inflamatórios, além de fazer aplicações de gelo na região e se manter o máximo possível em repouso para que o corpo se recupere. Caso seu problema tenha acontecido devido a prática de esportes, reforce a ideia do repouso pois forçar uma área machucada pode piorar seu problema e até mesmo gerar danos permanentes e procure sempre fazer um aquecimento antes da prática de esportes, essa medida pode evitar futuras surpresas.
  • Problemas um pouco mais graves como infecções exigem a consulta de um médico para que avalie a situação e, se necessário, receite um antibiótico e remédios para aliviar a dor.
  • Hérnia e apendicite são certamente os problemas mais graves entre os causadores de pontadas na virilha já que ambos são curados apenas através de cirurgia. Se você tem suspeita de que esse possa ser o seu problema, consulte urgentemente um médico, pois ambos podem até mesmo ser letais se não tratados o quanto antes. Mas são se preocupe, ambas doenças são comuns e suas cirurgias são bastante simples.

Veja também: Dor no pé da barriga, o que pode ser?

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Pontadas na virilha, o que pode ser? Causas e soluções, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.