PARTILHAR

Por que as gengivas sangram

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Por que as gengivas sangram
Imagem: deltadent.es

As gengivas sangram porque estão inflamadas. Há quem pense que suas gengivas sangram porque escovaram bruscamente os dentes ou fizeram um mau movimento com o fio dental, no entanto, é pouco provável que a escovação ou a limpeza dental causem sangramento. A inflamação e o sangramento das gengivas é um sinal de alguma doença bucal ou hematológica. Para saber por que as gengivas sangram continue lendo este artigo de umComo.

Também lhe pode interessar: Por que as gengivas inflamam
Passos a seguir:
1

A principal causa do sangramento das gengivas é a acumulação de placa ao redor da linha da gengiva, o que provoca a inflamação da mesma e ocasiona o sangramento, o que se conhece como gengivite. Se não procurarmos o odontologista para uma limpeza dental, a placa acumula e endurece até se transformar em sarro e piora a condição do sangramento.

2

Quando a placa endurece e se transforma em sarro começa um processo de doença periodontal ou periodontite, que piora a constância e o fluxo do sangramento e é capaz de ferir o osso mandibular. Muitas pessoas perderam dentes por causa da periodontite.

3

A leucemia é outra das causas de sangramento das gengivas. Quando o organismo sofre uma doença ou desordem hematológica importante como a leucemia ou excesso de produção de plaquetas é comum que a pessoa experimente sangramento nas gengivas. O controle da doença hematológica será necessário para deter o sangramento.

4

O uso de anticoagulantes também pode causar sangramento nas gengivas. Quando se toma este tipo de medicamento o sangue é mais fluído que o normal, assim é normal que se tivermos uma inflamação ou uma ferida notemos que há maior quantidade de sangue do que a normal. Este efeito secundário é eliminado com a suspensão dos medicamentos.

5

O tabagismo é uma das principais causas de gengivite e periodontite, portanto também é responsável pelo sangramento das gengivas. Fumar, devido ao calor que produz na boca e aos múltiplos químicos do cigarro, é capaz de inflamar as gengivas com muita facilidade. Deixar de fumar diminui o risco de doença periodontal e de câncer bucal e de faringe.

6

A falta de higiene bucal também é uma das principais causas do sangramento das gengivas, já que favorece a produção de placa e pedras bucais. A escovação correta e o uso do fio dental devem ser feitos todos os dias ao acordar, após cada refeição e antes de se deitar. Uma pessoa deve ir ao odontologista a cada seis meses para uma limpeza dental profunda.

7

Diabetes, pílulas anticoncepcionais, dentes não alinhados, ter uma má alimentação, a gravidez e a genética são também responsáveis pelo sangramento das gengivas. Se há mais de um mês você nota que suas gengivas sangram o melhor é marcar uma hora com seu odontologista.

8

Se quiser saber como se pode tratar a inflamação das gengivas, consulte nossos artigos Como curar as gengivas inflamadas e Como cuidar das minhas gengivas.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Por que as gengivas sangram, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
Por que as gengivas sangram
Imagem: deltadent.es
Por que as gengivas sangram

Voltar ao topo da página ↑