Dor na mão

Por que as mãos incham

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Por que as mãos incham

As mãos são uma parte do nosso corpo que utilizamos com muita frequência ao longo do dia. Como consequência, qualquer dano que possamos sofrer nelas pode chegar a supor um verdadeiro incômodo para desempenhar qualquer tarefa. No caso do inchaço das mãos, a sensação é muito desagradável e pode ser causada por diferentes fatores, entre os quais se encontram o acúmulo de líquidos ou o aumento do fluxo sanguíneo. Se quer conhecer a resposta a por que as mãos incham, não perca este artigo de umComo.

Também lhe pode interessar: Formigamento nas mãos: o que pode ser?

Índice

  1. Problemas de circulação
  2. Retenção de líquidos
  3. Síndrome do túnel do carpo
  4. Outros fatores que provocam o inchaço das mãos
  5. Ir ao médico
  6. Remédios para reduzir o inchaço nas mãos

Problemas de circulação

Alguns fatores como o colesterol alto podem provocar um aumento da pressão arterial, que se traduz em uma fluência mais forte do sangue. Como consequência, o nosso coração e pulmões funcionam mais rapidamente, por isso nos cansamos antes e a intensidade circulatória se descompensa nas extremidades, como pés e mãos. Do mesmo modo, quando realizamos exercício, o fluxo de sangue aumenta nos pulmões, coração e músculos, reduzindo a quantidade de sangue nas extremidades e dilatando os vasos sanguíneos, gerando inchaço. Se quer saber mais sobre como melhorar a má circulação do sangue, acesse este artigo.

Por que as mãos incham - Problemas de circulação

Retenção de líquidos

Outra das causas mais comuns pelas quais podemos ter as mãos inchadas é por um acúmulo de líquido. Uma das razões pelas quais ocorre esta retenção é por um excesso de sódio na dieta, como sintoma da síndrome pré-menstrual, ou durante os últimos meses de gravidez. Outras doenças, como artrite e artrite reumatoide, também geram inflamação nas articulações, além de dor e vermelhidão. O sedentarismo, o estresse e alguns fatores climáticos também podem ser responsáveis pela retenção de líquidos. Neste artigo explicamos a você como prevenir a retenção de líquidos.

Por que as mãos incham - Retenção de líquidos

Síndrome do túnel do carpo

Por outro lado, a síndrome do túnel do carpo é outro dos fatores que podem provocar o inchaço em nossas mãos. Trata-se de uma doença mais frequente nas mulheres e tem lugar no espaço que formam os ossos e no qual se encontra o nervo médio. Este nervo é o que permite a sensibilidade e mobilidade do polegar, do dedo indicador, do médio e do anelar. É possível que algumas pessoas nasçam com esta alteração, enquanto outras podem sofrê-lo ao realizar algum movimento.

Outros fatores que provocam o inchaço das mãos

O uso de alguns medicamentos, como os utilizados para regular a diabetes e a pressão arterial alta, bem como os de caráter antidepressivo, podem causar inchaço nas extremidades, incluindo as mãos. Outros medicamentos que têm o mesmo efeito são os hormonais, como as pílulas anticoncepcionais. Outra razão que poderia estar por detrás do inchaço das mãos é uma reação alérgica. Quando o nosso corpo detecta um agente externo, se defende liberando histamina no sangue, o que gera a inflamação. Por outro lado, o inchaço pode ser provocado por algumas doenças mais graves relacionadas com problemas cardíacos, insuficiência renal ou hepática e tireoide.

Por que as mãos incham - Outros fatores que provocam o inchaço das mãos

Ir ao médico

É importante ir ao médico para combater as mãos inchadas, bem como ter em conta uma série de dicas. Em primeiro lugar, deve-se seguir uma dieta com pouco sal para evitar o excesso de água que provoca a retenção, e também praticar exercício físico. Além disso, também é recomendável evitar o consumo de cafeína e álcool.

Remédios para reduzir o inchaço nas mãos

Podemos ter em conta uma série de medidas que nos ajudarão a combater os sintomas do inchaço das mãos.

  • Gelo. Só precisamos aplicar um pouco de gelo junto com um pano para reduzir o inchaço de nossas mãos.
  • Gengibre. A raiz de gengibre é muito eficaz contra a inflamação, por isso uma infusão desta planta proporcionará alívio contra o inchaço.
  • Aloe vera. Esta planta é muito conhecida por suas propriedades benéficas para a pele, por isso também ajuda a reduzir a inflamação nas mãos. Devemos aplicar um pouco de gel de aloe vera e espalhar massageando um pouco.
Por que as mãos incham - Remédios para reduzir o inchaço nas mãos

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Por que as mãos incham, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 5
Por que as mãos incham