PARTILHAR

Por que as mulheres têm menstruação

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 17 fevereiro 2021
Por que as mulheres têm menstruação

Perguntar por que as mulheres têm menstruação e os homens não, é uma dúvida muito comum especialmente quando nos aproximamos da adolescência. Quando as mulheres atingem a puberdade, passam por uma importante mudança hormonal que se evidencia claramente a nível físico: começam a menstruar, o que faz com que passem de ser meninas a converter-se em mulheres. Mas qual é a razão para que esta mudança se produza em nosso corpo? Se alguma vez você se perguntou, em umComo.com.br respondemos. Descubra por que as mulheres têm menstruação.

Também lhe pode interessar: O que é a hemorragia de privação

Por que as mulheres têm menstruação: a maturidade sexual nos mamíferos

Não podemos esquecer que os humanos são mamíferos, por isso são as mulheres que ficam grávidas, temos os filhos e amamentamos. Para que todos estes processos ocorram, nosso corpo deve atingir a maturidade sexual, o que quer dizer que devem ocorrer certas mudanças a nível hormonal que fazem com que nosso organismo entre nessa etapa. O início destas mudanças se conhece como puberdade.

No caso das garotas, este processo ocorre normalmente entre os 11 e os 13 anos, ainda que em casos mais prematuros possa começar a partir dos 8 anos de idade.

Como ocorre a primeira menstruação?

As mudanças em nosso corpo que se iniciam com a puberdade dão lugar a que se produza a síntese e geração de diferentes hormônios que darão lugar a mudanças em nosso corpo. Assim, as garotas começam a ver como seus seios crescem, seus quadris se alargam e seu corpo vai mudando lentamente.

Em nosso aparelho reprodutor também há mudanças importantes: os ovários secretam e sintetizam importantes hormônios como o estrógeno ou a progesterona, que favorecerão seu amadurecimento sexual. Uma vez que o aparelho reprodutor da menina se encontre completamente maduro e pronto, então a menstruação se apresenta pela primeira vez. A este período conhecemos como menarca.

E que acontece depois?

Uma vez que vem a primeira menstruação, dá-se início ao ciclo menstrual, um processo que costuma ocorrer a cada 28 ou 30 dias e que se inicia com o primeiro dia de sangramento da menstruação.

Ao longo de nossa vida, o ciclo menstrual só ficará suspendido ou alterado em situações como a gravidez, condições físicas ou ginecológicas específicas, e a chegada da menopausa, que põe fim ao ciclo reprodutivo das mulheres.

Muito bem, então por que as mulheres têm menstruação?

Uma vez que tudo isso foi explicado, fica mais fácil intuir por que as mulheres menstruam e os homens não. A menstruação é a manifestação física de que durante esse ciclo menstrual nosso óvulo não foi fecundado por um espermatozoide no processo que dá origem a uma nova vida humana. Como apenas nós, mulheres, podemos ficar grávidas, apenas nós menstruamos.

A menstruação não é nada mais que a sobra do óvulo não fecundado junto com o endométrio que tinha se preparado para receber o óvulo fecundado caso ocorresse uma gestação. O ciclo menstrual serve como guia para a reprodução, marcando nossos dias férteis, aqueles que podemos ficar grávidas, e os que não são férteis.

Leia também: Como fazer a menstruação descer imediatamente - É possível?

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Por que as mulheres têm menstruação, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
Por que as mulheres têm menstruação
Por que as mulheres têm menstruação

Voltar ao topo da página ↑