Por que as plaquetas ficam baixas

Por que as plaquetas ficam baixas

As plaquetas são responsáveis pela correta coagulação do nosso sangue, permitindo que ele circule sempre de forma adequada pelo nosso corpo, coagulando quando é preciso parar uma hemorragia e prevenindo ao mesmo tempo a formação de coágulos desnecessários, que possam obstruir artérias importantes.

Um nível normal de plaquetas varia entre 150.000 e 450.000, mas esta contagem pode ser reduzida por causa de determinadas doenças, colocando em risco a nossa saúde. No seguinte artigo do umCOMO vamos lhe explicar por que as plaquetas ficam baixas.

Passos a seguir:
1

A descida anormal de plaquetas é conhecida medicamente como trombocitopenia. Esta condição pode causar um sangramento anormal e, em casos bem mais graves, quando as plaquetas atingem um nível inferior a 10.000 por milímetro cúbico, desencadear hemorragias internas que podem colocar em risco a vida do paciente.

O primeiro passo para evitar que isto ocorra é consultar um hematologista se tivermos uma contagem de plaquetas baixa, pois é importante descobrir a causa desta condição.

2

Uma das causas mais comuns de plaquetas baixas nos países com clima tropical, chuvas abundantes e propensão às águas paradas é a infecção causada pela dengue, a chikungunya ou o zika vírus, que causam sintomas idênticos como febre, dor de cabeça, fraqueza, dores musculares e perda de apetite.

Outras doenças bacterianas ou infecciosas como o HIV também podem causar uma contagem baixa de plaquetas.

3

A deficiência de vitamina B12 ou de ácido fólico são dois dos motivos frequentes para as plaquetas baixarem. Nestes casos basta realizar uma alteração na alimentação e hábitos do paciente para aumentar a contagem até um nível normal. Para isso, recomenda-se sempre contar com a assessoria de um médico.

4

Doenças como a anemia aplástica, a cirrose hepática, a mielodisplasia ou a leucemia fazem com que a medula óssea não produza plaquetas suficientes, levando a uma descida na sua contagem e fazendo com que o paciente sofra de trombocitopenia. Para diagnosticar estas doenças é indispensável o seguimento médico.

Da mesma forma, certos tratamentos médicos como é o caso da quimioterapia, também fazem com que as plaquetas desçam.

5

Aqueles que sofrem de determinados transtornos também são propensos a ter plaquetas baixas já que estas são descompostas no baço ou no fígado. Este é o caso de pacientes com:

  • Trombocitopenia imune ou não imune produzida por medicamentos.
  • Púrpura trombocitopênica imune ou idiopática.
  • Coagulação intravascular disseminada.
6

Aumentar o número de plaquetas é possível, mas os resultados dependerão da origem da descida, algo que é indispensável saber para agir de forma adequada. Nos casos de doenças bacterianas ou infecciosas, o tratamento específico em cada caso fará com que aumentem os níveis de plaquetas para eliminar a trombocitopenia.

Se o problema for uma deficiência de vitamina B12 ou ácido fólico devem ser feitas as alterações adequadas na alimentação. Em casos de problemas na medula óssea, leucemia, transtornos, descida de plaquetas por causa de medicação e cirrose hepática, as indicações de um especialista, que oferecerá alternativas dependendo do caso de cada paciente, deverão ser seguidas à risca.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Por que as plaquetas ficam baixas, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.