Partilhar

Por que é importante beber água

Por Sara Viega. Atualizado: 26 julho 2017
Por que é importante beber água

Com certeza já escutou umas mil vezes que beber água é importante para a nossa saúde, que é necessário e recomendável para o bem-estar de nosso corpo, mas você sabe realmente quais são as razões que fazem deste hábito algo tão necessário? Em umComo.com.br explicamos a você em detalhes por que é importante beber água para garantir o correto funcionamento de nossos órgãos e mantê-los em bom estado.

Também lhe pode interessar: Como beber mais água diariamente
Passos a seguir:
1

Todos os seres vivos precisam de água para sobreviver de forma adequada, uma vez que este líquido é fundamental para o funcionamento de órgãos tão importantes como os rins ou para a realização de processos imprescindíveis como o transporte de oxigênio a todas as células que compõem nosso corpo.

Quem consome menos água do que o corpo requer diariamente não corre apenas o risco de se desidratar, mas que também de apresentar uma aparência pouco saudável pois a pele, o cabelo e as unhas precisam também deste líquido essencial para estar em bom estado.

2

O corpo de um adulto está composto de 65% de água, presente majoritariamente em nossas células, ainda que também se encontre no sangue e nos tecidos.

Uma das principais razões pelas quais é importante beber água é que nosso sangue precisa deste líquido para realizar o transporte de oxigênio a cada uma das células que formam nossos órgãos, incluindo o coração, de forma adequada. Sem água as células iriam morrendo lentamente até fazer com que nosso próprio coração parasse. Se nosso corpo não recebe nada de líquido durante 5 ou 6 dias, o perigo de morte é bastante elevado.

3

Beber água é importante para o correto funcionamento dos rins que filtram as toxinas e os componentes que nosso corpo não requer para serem eliminados através da urina. Se não ingerirmos suficiente líquido, o processo de eliminação das toxinas não se realiza de forma eficiente, motivo pelo qual nosso corpo deixa de se depurar corretamente.

4

Além disso, é importante beber água para que nosso sistema digestivo funcione também de forma eficiente, pois processos tão importantes como a digestão, o trânsito intestinal e a expulsão das fezes requerem este líquido. Lembre-se que as evacuações também permitem a eliminação de toxinas e componentes que o corpo não precisar, garantindo sua adequada limpeza.

5

Seu corpo precisa de água para realizar outros processos importantes, como regular a temperatura corporal quando faz muito calor ou muito frio. Através do suor, composto por água, nosso corpo nos refresca no calor, e se não se realizar de forma eficaz esta tarefa, corremos o risco de adoecer gravemente e inclusive de morrer.

O sistema imunológico, os tecidos que formam nossa pele, o cabelo e até as unhas precisam de água para estar fortes e em perfeito estado.

Veja também: É correto beber água durante as refeições?

6

Beber água é importante para prevenir a retenção de líquidos, evitar a desidratação e garantir a saúde de nosso corpo quando realizamos atividades físicas. A recomendação é ingerir entre 1,5 e 2 litros ao dia, no entanto se você viver em uma região de altas temperaturas ou realizar atividade física, deverá consumir mais que isso. Além disso, é importante lembrar que também pode ingerir líquido em alimentos como frutas e vegetais, bem como em sucos ou infusões.

Se for difícil consegui-lo, convidamos você a consultar nosso artigo como beber mais água diariamente, com algumas recomendações oportunas para consegui-lo e garantir assim sua saúde geral.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Por que é importante beber água, recomendamos que entre na nossa categoria de Vida Saudável.

Escrever comentário sobre Por que é importante beber água

Por que é importante beber água
Por que é importante beber água

Voltar ao topo da página