Partilhar

Por que é importante comer frutas e verduras

Quer seguir uma alimentação saudável? Então em sua dieta não podem faltar as frutas e as verduras, pois são alimentos ricos em vitaminas, minerais e nutrientes que nos ajudam a nos manter mais saudáveis sem contribuir com gordura. Além disso, a sua riqueza nutritiva nos ajuda a prevenir doenças, a ter mais energia e que o nosso organismo funcione melhor. Neste artigo de umComo contaremos a você por que é importante comer frutas e verduras para que entenda os benefícios que estes alimentos nos trazem e o importante que é adicioná-los pelo menos 5 vezes ao dia em nossa dieta.

Também lhe pode interessar: Verduras que contêm colágeno
Passos a seguir:
1

Consumir frutas e verduras frescas é essencial para poder desfrutar de um corpo saudável e equilibrado. Tenha em conta que estes alimentos nos oferecem grandes doses de vitaminas, minerais, antioxidantes, fibras e água graças aos quais o nosso corpo funciona em melhores condições e fica prevenido de doenças como o colesterol, a prisão de ventre, a hipertensão, etc. Neste artigo de umComo revelamos a você os benefícios das frutas.

2

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que, diariamente, se incluam 5 peças de frutas e verduras na alimentação de cada pessoa. Ainda que pareça um objetivo difícil de cumprir, a verdade é que é mais simples do que parece, pois só temos que adicionar aos nossos pratos um pouco de verduras e aproveitar os lanchinhos para ingerir a nossa dose de frutas.

Assim, o recomendado para fazer as 5 ingestões seria:

  • Café da manhã: Tomar um copo de suco de laranja exprimido (tem que ser natural para aproveitar todos os nutrientes).
  • Meio da manhã: Uma fruta da época.
  • Almoço: Adicionar verduras à refeição habitual (um prato de macarrão com verduras, frango com cogumelos, peixe com pimentão, etc.).
  • Meio da tarde: Suco de fruta ou uma peça de fruta.
  • Jantar: Adicionar verduras aos seus jantares (creme, purê ou sopa de verduras são pratos nutritivos e perfeitos para a noite, por exemplo).

Como vê, incorporando de alguma forma estes alimentos você consegue cumprir, facilmente, o propósito anunciado pela OMS e conseguir que o seu corpo esteja repleto de nutrientes.

Por que é importante comer frutas e verduras - Passo 2
3

Mas por que é importante comer frutas e verduras? Comecemos falando do seu alto conteúdo em água, algo essencial para manter a nossa hidratação em perfeitas condições, além de funcionar como diuréticos naturais que nos ajudam a limpar o organismo por dentro. A água consegue nos hidratar tanto por dentro como por fora e eliminar as toxinas que tenham ficado armazenadas no organismo. Do mesmo modo, também nos ajuda a eliminar a retenção de líquidos e, portanto, reduzir a acumulação de celulite.

4

Tanto as frutas como as verduras são também ricas em antioxidantes e, portanto, ajudam-nos a fortalecer o nosso sistema imunológico fazendo com que estejamos mais bem preparados para prevenir doenças e, inclusive, o câncer. Além disso, os antioxidantes também lutam contra os radicais livres que existem no ar e, portanto, nos ajudam a evitar o envelhecimento precoce de nossas células.

Neste artigo de umComo revelamos a você outros alimentos ricos em antioxidantes.

5

Outro dos benefícios das frutas e das verduras é que têm um alto conteúdo em fibra, um componente que ajuda a regular o nosso trânsito intestinal e, portanto, previne alterações como a prisão de ventre. A fibra, ajuda ainda a que nos sintamos mais saciados e, portanto, não tenhamos a necessidade de comer entre as refeições ou devorar tudo quando chegamos às principais refeições do dia.

É por este motivo que ambos os grupos de alimentos são altamente recomendados para pessoas que queiram perder peso pois ajudam a reduzir a sensação de fome contribuindo apenas com algumas calorias (exceto o abacate e o coco que são ingredientes ricos em gorduras "boas"). Por outro lado, o abacaxi é um alimento ideal para ajudar você a perder peso.

6

Além de ser diurético, também é rico em potássio e com pouco sódio, algo que faz com que o nosso corpo elimine o excesso de líquidos e depure o organismo de forma natural, deixando-o mais saudável. Isto, somado à sua grande quantidade de água, faz com que comer frutas e verduras seja uma forma perfeita para manter o nosso corpo limpo e livre de toxinas.

7

A seguir, em umComo damos a você uma série de conselhos para que aproveite ao máximo estes benefícios que acabamos de listar conseguindo, assim, que sua vida seja mais saudável:

  • Tanto as frutas como as verduras contribuem com mais vitaminas se consumidas frescas e em seu estado natural do que se prepararmos sucos ou vitaminas com elas.
  • É importante que lave e desinfete profundamente as suas peças antes de as comer, pois poderiam conter pesticidas ou elementos químicos que afetem a saúde.
  • Recomendamos a você que evite colocar açúcar em seus sucos ou sal em suas verduras: prove seu sabor natural e descobrirá que é deliciosa por si mesma.
  • Opte por alimentos da época para conseguir um sabor mais intenso e saboroso e se beneficiar de um melhor preço.
  • A fibra dos alimentos encontra-se, principalmente, na pele ou a casca de modo que, sempre que puder, coma-as com elas para aproveitar este nutriente ao máximo.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Por que é importante comer frutas e verduras, recomendamos que entre na nossa categoria de Vida Saudável.

Escrever comentário sobre Por que é importante comer frutas e verduras

1 de 5

Voltar ao topo da página