Outros A gripe, resfriado sintomas e prevenção

Por que estou sempre doente

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 20 abril 2021
Por que estou sempre doente

Na vida estamos expostos a muitos fatores que podem intervir constantemente em nossa saúde, ocasionando que, por longos períodos de tempo, a mesma fique afetada sem encontrarmos alguma causa aparente. Ainda que as doenças apareçam como resposta a algum vírus ou infecção que afeta o organismo, muitas vezes são também a causa da forma na qual estamos nos alimentando, o nível de estresse que lidamos ou a dificuldade para lidar com problemas emocionais.

O certo é que são muitas as razões pelas quais uma pessoa pode se sentir fraca de saúde constantemente, e não tem necessariamente que ser um assunto grave. O ideal é identificar que fatores podem estar afetando o nosso sistema imunológico para atacar a raiz do problema e não a "doença". Se está cansado de se sentir mal e se pergunta diariamente: "por que estou sempre doente" o melhor é que leia com atenção este artigo de umComo onde pode encontrar a resposta para a sua pergunta e seus sintomas.

Também lhe pode interessar: Estou com resfriado, o que fazer?
Passos a seguir:
1

Se não pára de perguntar "por que estou sempre doente", talvez deva mudar sua pergunta para: "estou estressado?". O estresse tem um poder incalculável para afetar negativamente a saúde do corpo humano, não é em vão que se aconselha tanto controlar o estresse, aprender a controlá-lo e impedir que nos domine.

O estresse não debilita o sistema imunológico, mas o deprime, deixando-o débil para se defender de qualquer vírus ou bactéria que deseje penetrar em nosso organismo e, ainda, dificultando se recuperar e restabelecer das doenças, fazendo com que estejamos doentes por bem mais tempo que o normal. Se acha que o estresse pode ser a razão para estar tanto tempo doente, o mais recomendável é começar a se exercitar, pois o exercício ajuda a aumentar as defesas e a drenar o estresse.

Por que estou sempre doente - Passo 1
2

Dizem que a mente tem o controle de todo o corpo, já que grande parte de nossas emoções são derivadas de nossos pensamentos. Por esta razão, é comum que quando uma pessoa atravessa episódios de ansiedade ou depressão também encontre abalada a sua saúde. É que as emoções repercutem no funcionamento do organismo.

São muitas as pessoas que quando encontram-se ansiosas apresentam nervosismo no estômago, intestino irritável, diarreia, dores de cabeça e até enjoos. Nestes casos, o melhor é aprender a controlar a ansiedade ou tratar a depressão, se for o caso, para evitar que as emoções continuem causando um efeito contraproducente ao resto do organismo e deixar de ser a causa por que você adoece tanto.

Por que estou sempre doente - Passo 2
3

A alimentação pode ser outra das respostas a essa pergunta frequente de "por que estou sempre doente". Somos o que comemos, já que quanto mais saudáveis sejam os alimentos com os quais nutrimos o organismo, mais saudável será o nosso corpo.

Portanto, é recomendável seguir uma alimentação saudável e rica em minerais, vitaminas e proteínas para que o sistema imunológico conte com todos os nutrientes necessários para se manter forte e lutar contra os vírus e bactérias que desejem atacá-lo.

Além disso, quando seguimos uma alimentação saudável o processo de digestão e assimilação dos nutrientes se torna mais simples para o sistema gastrointestinal, o que permite melhorar a saúde do estômago, do fígado e dos intestinos e gozar de excelentes valores sanguíneos. Se ultimamente tudo o que come cai mal e leva meses com episódios de mal-estar estomacal, o mais recomendável, além de ir ao especialista, é melhorar a sua alimentação.

Por que estou sempre doente - Passo 3
4

Quando o estresse, a temperatura, as emoções ou a alimentação afetam o sistema imunológico, o melhor é reforçá-lo para evitar que um vírus inofensivo se converta em uma doença de meses. Como podemos fortalecer o sistema imunológico? Muito fácil, aumentando o consumo de vitamina C, fazendo exercícios, comendo de forma saudável, consumindo vitamina A e descansando.

5

O sono profundo é extremamente importante para a saúde do organismo, pois durante o mesmo produzem-se processos químicos que intervêm em nosso bem-estar físico e emocional. Quando o sono se vê afetado, contamos com menos energia e nos sentimos mais fracos, permitindo que qualquer vírus que penetre no corpo seja capaz de nos produzir um abalo. Dormir oito horas diárias é necessário para que o corpo e a mente se regenerem e funcionem corretamente, se ultimamente tem tido constantes episódios de insônia recomendamos a você praticar meditação como técnica para complementar sua saúde e acalmar sua mente e induzir o sono profundo.

Por que estou sempre doente - Passo 5
6

Por que estou sempre doente? Precisa de descansar! Pode ser que você não note, que não sofra de estresse nem de ansiedade, que se alimente corretamente e durma as horas que seu corpo precisa para se sentir bem, mas, talvez, seu organismo está cansado porque faz anos que não pára de trabalhar, de andar e de estar em constante movimento sem sequer parar um segundo para descansar.

Então, talvez seja hora de tirar essas férias vencidas, nem que seja para ficar em casa vendo a cidade de sua janela. Muitas vezes nosso organismo não se recupera de uma doença porque não repousamos o suficiente, porque mal vemos o mínimo indício de melhoria corremos para o escritório e isso só pode piorar a nossa saúde. Planeje essa viagem que tanto quer fazer, descubra de novo sua cidade, mas leve a sério a ideia de fazer um descanso já.

Por que estou sempre doente - Passo 6

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Por que estou sempre doente, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 de 6
Por que estou sempre doente