Partilhar

Por que ficamos vermelhos

Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Por que ficamos vermelhos

Você já se perguntou por que ficamos vermelhos? Nós, em umComo, já! Por isso queremos compartilhar com você a curiosa explicação deste gesto inato e impossível de controlar. Por vergonha, quando aquela pessoa especial sorri, quando erramos e temos que pedir desculpas... Existem muitos motivos que conseguem nos deixar vermelhos e a culpa de tudo pode ser da adrenalina. Em umComo explicamos para você a teoria que os cientistas defendem para responder a esta pergunta: por que ficamos vermelhos.

Também lhe pode interessar: Por que nossa pele fica arrepiada

A adrenalina e o fluxo sanguíneo

Todo mundo já sentiu esta sensação muitas vezes na vida. E imagine as que ainda estão por vir! Mas, qual é a postura científica para explicar por que ficamos vermelhos? Segundo os cientistas, quando enfrentamos determinadas situações, nosso corpo libera adrenalina que dilata os vasos sanguíneos, permitindo o fluxo do sangue e a entrada de oxigênio. Em outras palavras, as veias do nosso rosto se dilatam e flui mais sangue por elas, "colorindo" nosso rosto com esta inconfundível cor avermelhada.

Ficar vermelho também tem uma base social

Agora, por que este processo só acontece no rosto e não no resto do corpo? Isto é, só as veias do rosto reagem à mensagem enviada pela adrenalina. Segundo os especialistas, esta reação humana também pode ter uma explicação social. Isto é, para alguns cientistas o fato de ficarmos vermelhos poder ser devido à educação que recebemos em nossa sociedade. São dois pontos de vista curiosos da comunidade científica para responder a algo tão humano como ficar vermelho.

Qual é sua opinião

Outra pergunta que se soma à lista de curiosidades sobre os humanos. E como não existem duas pessoas iguais no mundo, os motivos que podem nos deixar vermelhos também são muito diferentes. E você, sabe por que fica vermelho? O que consegue deixar você vermelho como um pimentão? Entre no nosso artigo e descubra algumas dicas sobre como não corar nem ficar vermelho.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Por que ficamos vermelhos, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário sobre Por que ficamos vermelhos

Por que ficamos vermelhos
Por que ficamos vermelhos

Voltar ao topo da página