Partilhar

Por que ficamos vermelhos

Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Por que ficamos vermelhos

Você já se perguntou por que ficamos vermelhos? Nós, em umComo, já! Por isso queremos compartilhar com você a curiosa explicação deste gesto inato e impossível de controlar. Por vergonha, quando aquela pessoa especial sorri, quando erramos e temos que pedir desculpas... Existem muitos motivos que conseguem nos deixar vermelhos e a culpa de tudo pode ser da adrenalina. Em umComo explicamos para você a teoria que os cientistas defendem para responder a esta pergunta: por que ficamos vermelhos.

 

Também lhe pode interessar: Por que nossa pele fica arrepiada

A adrenalina e o fluxo sanguíneo

Todo mundo já sentiu esta sensação muitas vezes na vida. E imagine as que ainda estão por vir! Mas, qual é a postura científica para explicar por que ficamos vermelhos? Segundo os cientistas, quando enfrentamos determinadas situações, nosso corpo libera adrenalina que dilata os vasos sanguíneos, permitindo o fluxo do sangue e a entrada de oxigênio. Em outras palavras, as veias do nosso rosto se dilatam e flui mais sangue por elas, "colorindo" nosso rosto com esta inconfundível cor avermelhada.

Ficar vermelho também tem uma base social

Agora, por que este processo só acontece no rosto e não no resto do corpo? Isto é, só as veias do rosto reagem à mensagem enviada pela adrenalina. Segundo os especialistas, esta reação humana também pode ter uma explicação social. Isto é, para alguns cientistas o fato de ficarmos vermelhos poder ser devido à educação que recebemos em nossa sociedade. São dois pontos de vista curiosos da comunidade científica para responder a algo tão humano como ficar vermelho.

Qual é sua opinião

Outra pergunta que se soma à lista de curiosidades sobre os humanos. E como não existem duas pessoas iguais no mundo, os motivos que podem nos deixar vermelhos também são muito diferentes. E você, sabe por que fica vermelho? O que consegue deixar você vermelho como um pimentão? Entre no nosso artigo e descubra algumas dicas sobre como não corar nem ficar vermelho.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Por que ficamos vermelhos, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário sobre Por que ficamos vermelhos

O que lhe pareceu o artigo?

Por que ficamos vermelhos
Por que ficamos vermelhos

Voltar ao topo da página