Por que fico tonto quando fumo cigarro

Por que fico tonto quando fumo cigarro

As pessoas fumadores estão perante um vício letal cujos efeitos nocivos foram sendo descobertos com o passar dos anos e com os diferentes estudos científicos. Agora pode-se afirmar que o tabaco mata, que leva a sofrer de doenças crônicas do tipo respiratório e vascular e que, além disso, causa câncer.

Além disso, este vício pode originar certos desconfortos no corpo, um deles é o enjoo, que muitos fumadores já sentiram alguma vez. Para saber por que fica tonto quando fuma cigarro, em umComo vamos lhe explicar por que este mal-estar pode ocorrer quando acendemos um cigarro.

Passos a seguir:
1

O fumo contém muitas substâncias nocivas que o tornam prejudicial para a saúde. O alcatrão e a nicotina são as piores, e deterioram o nosso sistema dando origem a múltiplas doenças e sintomas associados ao tabagismo. É muito comum que se começarmos a fumar e nunca tínhamos fumado antes, sintamos enjoo. O mesmo acontece quando não fumamos durante um tempo prolongado e depois caímos neste vício.

Está comprovado que fumar provoca falta de oxigênio no cérebro, por isso podemos ter sintomas de enjoo quando acendemos um cigarro, especialmente se ainda não somos fumadores habituais.

2

Fumar danifica o nosso aparelho respiratório, deixando-o frágil e suscetível a contrair doenças do tipo respiratório como asma, DPOC ou insuficiência respiratória. Podemos enjoar ao ter uma destas doenças não diagnosticada ainda. Assim, se já fumados há muitos anos, este pode ser um dos motivos.

3

Quando temos uma overdose de nicotina no corpo, como qualquer excesso que fizermos, podemos enjoar ao descompensar a dose habitual no nosso organismo. Isto pode ocorrer naqueles dias em que fumamos mais que o habitual, como noites de festa ou eventos sociais onde, sem darmos conta, estamos acendendo um cigarro depois do outro.

Se estamos à vários dias sem fumar, a volta repentina provocará enjoos no nosso corpo devido a essa overdose com a qual o nosso organismo não contava.

4

O efeito da nicotina no organismo contribui para que aumentem os níveis de umas substâncias chamadas catecolaminas que geram a contração dos nossos vasos sanguíneos, pelo que se torna necessário que o sangue faça mais força para atravessar estes condutos contraídos. É assim que sobe a pressão arterial do nosso organismo e podemos enjoar devido a este aumento da tensão, sobretudo com o primeiro cigarro do dia.

5

Mas o enjoo não termina quando deixamos de fumar, porque é precisamente neste momento em que o organismo começa a se regular e a assimilar essa falta de nicotina no sangue, pode quebrar a nossa tensão arterial, por isso é frequente sentir-se mal e enjoar ao deixar de fumar até o seu corpo se habituar. Lembramos que os fumadores têm um ritmo cardíaco mais rápido que os não fumadores, assim, estas mudanças que o corpo recebe têm que se harmonizar de novo.

No entanto, renunciar a este hábito é um dos melhores passos que pode dar pela sua saúde e bem-estar, e no nosso artigo explicamos-lhe todos os benefícios de deixar de fumar.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Por que fico tonto quando fumo cigarro, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Mental.