Partilhar

Por que me doem os seios

Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Por que me doem os seios

Sente dor nos seios? Desde motivos hormonais ao aparecimento de algum tipo de condição na zona dos seios, muitas podem ser as causas porque você sente dor nesta zona, e neste artigo de umComo vamos ajudar a desvendar a origem. De qualquer forma, se o desconforto for persistente ou agudo, recomendamos a você que vá imediatamente a um médico para que faça um exame aos seios e verifique o seu estado de saúde. Continue lendo este artigo e descubra por que lhe doem os seios.

Também lhe pode interessar: Por que tenho os seios sensíveis
Passos a seguir:
1

Um dos principais motivos da dor nos seios encontra-se em aspectos hormonais. Quando há períodos ou épocas com mudanças nos hormônios, é habitual que aumentem os incômodos no peito, sobretudo no caso das mulheres. Os períodos mais frequentes que podem produzir dor nos seios são:

  • Durante a puberdade: tanto as mulheres quanto os homens costumam ter dor nos mamilos e ao redor devido ao aumento de hormônios sexuais.
  • Na gravidez, sobretudo durante o primeiro trimestre, as mulheres costumam ter dor na zona devido às mudanças hormonais e à predisposição de seu corpo em conceber um bebê.
  • Após o parto também se costuma sentir desconforto nos seios, bem como durante o período de amamentação devido à produção de leite.
  • Na época que precede a menopausa também se costuma sentir desconforto nos seios e costuma desaparecer quando se chega à menopausa.
Por que me doem os seios - Passo 1
2

Um dos fatores que mais podem levar à dor nos seios é a mastite, ou seja, a inflamação da mama, e que costuma ocorrer em mulheres entre os 18 e os 50 anos. Esta condição ocorre quando se obstruem os condutos por onde tem que decorrer o leite materno, ainda que também possa ocorrer por causa de ter uma infecção na zona do seio que pode proceder de um vírus, bactérias ou fungos. Neste artigo de umComo contamos a você quais são os sintomas da mastite.

3

Outro dos motivos pelos quais os seios doem é por sofrer de cistos na zona do seio. Os cistos são pequenas bolas de água que podem aparecer nos seios devido a processos e/ou mudanças hormonais, ainda que também existam fatores genéticos que podem levar a esta condição. Sentirá dor porque os cistos se desenvolvem e crescem de uma forma muito rápida, algo que gera desconforto e inflamação.

4

Ainda que muitas pessoas desconheçam isso, o certo é que a má alimentação também pode originar dor nos seios. O motivo é que há uma série de ingredientes que estimulam a secreção das glândulas mamárias, como, por exemplo:

  • Café;
  • Chocolate;
  • Refrescos açucarados;
  • Manteiga;
  • Nata;
  • Bacon ou carne de porco;
  • Frutos secos como as nozes, as amêndoas ou os pistachos.

Portanto, se costuma sofrer de dores nos seios, o melhor é limitar o consumo destes alimentos, já que podem levar a esse desconforto.

Por que me doem os seios - Passo 4
5

Muitas mulheres acreditam sentir dor nas mamas quando, na realidade, a dor é de índole muscular (no peitoral). Por este motivo, se tiver feito esporte, levantou peso ou fez algum movimento forçado com a zona do peito, é possível que a dor que sinta seja destas causas. O músculo peitoral é usado para múltiplas funções: desde levantar peso, até limpar a casa ou fazer esporte, por isso, pode ser que a dor que sinta seja por ter usado em excesso este músculo e sinta dores musculares.

6

De qualquer forma, é importante ir ao médico para que examine seus seios e possa determinar a causa do desconforto. Sobretudo, é importante consultá-lo caso apresente alguma destas condições:

  • Se aparece em você algum tipo de secreção na zona dos mamilos (sangue, pus, líquido, etc.).
  • Se as mamas de uma mulher que acaba de dar à luz estão torcidas ou endurecidas.
  • Caso acredite que sofre de mastite ou algum tipo de infecção mamária, é imprescindível que vá a um especialista.
  • Se ao fazer um autoexame observar que tem um cisto que não desaparece após a menstruação.
  • Se apresenta uma dor intensa e aguda, vá imediatamente ao médico.
Por que me doem os seios - Passo 6

Se pretende ler mais artigos parecidos a Por que me doem os seios, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário sobre Por que me doem os seios

Por que me doem os seios
1 de 4
Por que me doem os seios

Voltar ao topo da página