Por que me doem os testículos

Por que me doem os testículos

A dor nos testículos pode ser uma das sensações mais desconfortáveis e intensas para um homem, despertando imediatamente a sua preocupação. Estas manifestações requererão, dependendo da causa, de atenção médica urgente ou de uma consulta com o urologista, em qualquer caso, se tiver este tipo de dor, é imprescindível consultar um especialista para uma avaliação. Quer saber por que lhe doem os testículos? Em umComo.com.br explicamos a você as causas frequentes destes incômodos.

Pancada nos testículos

Os traumatismos nos testículos são as causas mais comuns de dor nesta zona. O ciclismo, a prática de algum esporte que tenha levado a uma pancada na zona, uma queda ou acidente pode fazer com que esta zona sensível acabe afetada, sofrendo de dores e desconforto na área.

Perante uma pancada nos testículos pode sentir uma dor muito intensa, enjoos e inclusive ter náuseas e vômitos, tudo isto é normal devido à particular sensibilidade desta zona. No entanto, uma hora após o traumatismo, o desconforto deve ter se reduzido; é conveniente tomar algum anti-inflamatório de venda livre e utilizar uma boa roupa interior que segure a zona. Se após uma hora persistir uma dor muito intensa, tiver inflamação, manchas roxas, muitas náuseas, vômitos, enjoos ou febre, então deverá ir urgentemente ao médico para uma revisão imediata.

Inflamação por vírus ou bactérias

As inflamações nesta zona são uma das causas mais frequentes de dor intensa e aguda nos testículos. Os mais comuns são:

  • Orquite: trata-se de uma inflamação em um ou ambos testículos causada pela presença de um vírus ou bactéria. O vírus da caxumba é um dos principais causadores desta condição, que também pode ocorrer devido a infecções na próstata, os dutos de esperma ou a doenças sexualmente transmissíveis como a gonorreia e a clamídia.
  • Epididimite: trata-se da inflamação dos dutos espermáticos, a mesma se apresenta devido a uma infecção bacteriana, ainda que também possa ocorrer devido ao contágio de DSTs como clamídia e gonorreia.

Em ambos os casos, além da dor nos testículos, se apresentarão sintomas como febre, sangue no sêmen, dor na virilha, ao urinar ou ao ejacular, inflamação e sensibilidade. Este quadro requer atenção imediata por parte de um especialista, por isso deverá consultar um médico o quanto antes.

Torção testicular

Esta delicada condição se apresenta quando se torce o cordão espermático o que faz com que se interrompa a irrigação sanguínea dos testículos. A torção testicular pode se produzir ao realizar exercício com muito peso, depois de alguma lesão na zona do escroto ou devido a certos defeitos no escroto. Também pode ocorrer sem causa aparente.

Além de dor muito intensa e repentina nos testículos, o paciente notará inflamação na zona, tonturas, náuseas e vômitos. Se a dor não parar em uma hora deve-se ir com urgência ao médico pois a suspensão da irrigação sanguínea na zona poderia comprometer o testículo afetado.

Este problema normalmente resolve-se com uma cirurgia de emergência.

Leia também: Coceira no saco escrotal, o que pode ser?

Causas da dor leve nos testículos

Existem outras condições que podem produzir dor leve e ocasional nos testículos, mas que necessitam igualmente da atenção de um especialista, ainda que não com emergência.

Algumas das mais comuns são:

  • Varicocele ou dilatação das veias do cordão espermático.
  • Hidrocele ou líquido ao redor do testículo.
  • Cisto no epidídimo.
  • Hérnia inguinal.
  • Cálculos nos rins.

Mudanças na forma, aparência ou textura dos testículos

Ao pensar em por que lhe doem os testículos, uma das ideias que mais rápido surgem é a presença de câncer ou tumores na zona; no entanto, é importante deixar claro que o câncer nos testículos não gera dor na zona, ainda que possa afetar a aparência e textura da área.

Se observar que um ou ambos os testículos aumentaram de tamanho, se sentem mais duros que o habitual ou contam com alguma zona na qual se perceba um nódulo ou nódulo indolor, é importante consultar o urologista o quanto antes para uma revisão de preferência de emergência.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Por que me doem os testículos, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.