Aliviar a dor de pescoço

Por que me dói o pescoço

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 9 fevereiro 2021
Por que me dói o pescoço

A dor no pescoço pode se apresentar por diversas causas, algumas delas causam incômodos temporários que desaparecem em poucos dias e outras são persistentes, que nos fazendo consultar o nosso médico. Perante uma dor aguda no pescoço, frequente ou acompanhada de outros problemas como tonturas, dor nas costas ou de cabeça, é imprescindível visitar imediatamente um especialista para um check-up geral. Ainda que a opinião de um profissional seja sempre necessária, neste artigo de umComo.com.br explicamos a você algumas das causas mais comuns pelas quais dói o pescoço.

Também lhe pode interessar: O que pode ser um caroço no pescoço

Índice

  1. Torcicolo
  2. Outras contraturas musculares
  3. Pontada cervical
  4. Hérnia discal ou cervical
  5. Outras causas

Torcicolo

Uma das causas mais frequentes de dor no pescoço é o torcicolo, uma contratura no músculo da cervical que causa inflamação no pescoço, dor e dificuldade para nos mexermos. Ela pode surgir devido a uma má postura ao dormir, um movimento forçado ou uma posição inadequada no dia a dia.

Ainda que seja muito incômodo, não representa uma preocupação, pois uma vez que a contratura passe, nos encontraremos novamente bem. Em nosso artigo como aliviar o torcicolo damos a você algumas recomendações para combater este incômodo e se recuperar logo.

Por que me dói o pescoço - Torcicolo

Outras contraturas musculares

Passar muito tempo sentado na frente do computador em uma posição inadequada, não ter uma boa postura corporal, acumular muito estresse e tensão e inclusive descansar com um colchão ou travesseiro inadequados, pode causar diversas contraturas musculares na zona das costas que acabam produzindo dores no pescoço. Os causadores destes incômodos devem ser corrigidos com o objetivo de melhorar a nossa qualidade de vida e diminuir os problemas, por isso recomendamos a você:

  • Corrigir a sua postura na frente do computador e caminhar adequadamente erguido e com a cabeça olhando para a frente.
  • Controlar o estresse e drená-lo diariamente através da realização de atividade física ou hobbies relaxantes.
  • Escolher um colchão adequado e utilizar um travesseiro de qualidade no qual o seu pescoço possa descansar corretamente.
Por que me dói o pescoço - Outras contraturas musculares

Pontada cervical

Este tipo de traumatismo, muito próprio dos acidentes de trânsito mas que também podem ocorrer em outros cenários, pode lesionar os ligamentos, músculos, nervos ou discos cervicais, originando uma dor intensa e muito incômoda, conhecida popularmente como pontada. O movimento brusco que se gera por uma sacudida de cabeça violenta pode causar rigidez no pescoço o e nas costas, que desaparecerá graças ao uso de analgésicos e de alguns corretores dependendo do caso, como por exemplo os colares ortopédicos.

Por que me dói o pescoço - Pontada cervical

Hérnia discal ou cervical

Esta condição ocorre quando, com o passar do tempo depois de um traumatismo, o disco cervical se fissura deixando sair o núcleo pulposo ou conteúdo do mesmo, o que pode produzir a compressão das estruturas nervosas. Esta condição pode gerar desde pequenos desconfortos até sintomas tão graves como dor intensa no pescoço, rigidez ou dificuldade para caminhar.

A hérnia discal deve ser diagnosticada e tratada por um especialista, na maior parte dos casos a mesma é tratada com fisioterapia e analgésicos, ainda que em alguns casos pontuais a intervenção cirúrgica possa ser necessária.

Por que me dói o pescoço - Hérnia discal ou cervical

Outras causas

Além das causas da dor no pescoço mencionadas anteriormente, os desconfortos frequentes também podem ser devidos a:

Em qualquer caso, se a dor no pescoço se apresentar de forma prolongada ou acompanhada de outros sintomas como tonturas, vômitos, febre, dor nas extremidades ou dificuldade para caminhar, você deve consultar imediatamente um médico.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Por que me dói o pescoço, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 5
Por que me dói o pescoço