Por que meu olho treme

Por que meu olho treme

O tremor em um olho é algo que você com certeza já teve, ou mais de uma vez, gerando uma sensação incômoda e desconfortável. A priori isto não deve preocupar você porque tal como o olho treme repentinamente, também deixa de tremer. Pode parecer que não existe um motivo aparente e comprovado para o tremor no olho, mas a verdade é que existem alguns fatores que podem desencadeá-lo. Por isso, em umComo queremos dar algumas respostas à pergunta: por que meu olho treme?

Passos a seguir:
1

O mais comum é que o tremor seja produzido apenas em um dos olhos e desapareça sozinho, tal como apareceu, após alguns segundos. Trata-se de um movimento involuntário, pelo que não podemos fazer nada para pará-lo ainda que nosso ato reflexo costume ser colocar o dedo no olho.

2

Ainda que não tenha sido determinada cientificamente uma causa para o tremor ocular, ele é atribuído a uma desordem da regulação do sistema nervoso. É por isso que podem ser diversos os fenômenos que façam seu olho tremer.

3

Deste modo, o porquê do olho tremer pode dever-se a diversos motivos, mesmo que popularmente a razão seja atribuída ao estresse ou aos nervos. Acontece que muitas vezes os tremores ocorrem em situações estressantes e desaparecem ao relaxarmos.

4

O consumo abusivo de substâncias excitantes como a cafeína podem também ser a resposta para que a pálpebra trema. Do mesmo modo, o consumo de determinadas drogas pode gerar estes tremores.

5

Por outro lado, o excesso de esforço da visão às vezes é o motivo desta incômoda situação. Seja por passar horas demais na frente do computador, pela necessidade de usar óculos, pela vista cansada... pode derivar em olhos secos junto com o tremor das pálpebras.

6

Normalmente esta situação não se prolonga além de alguns minutos e o tremor no olho trata-se de um fato isolado, mas naqueles casos em que o olho treme repetidamente durante muitos dias, será necessário procurar um oftalmologista ou médico especialista.

7

Acontece que mesmo que não seja o mais frequente, a resposta a por que seu olho treme também pode ser uma doença ou transtorno cerebral. É por isso que você deverá procurar um especialista e descartar a hipótese de se poder tratar de patologias como a distonia, esclerose múltipla ou síndrome de Tourette.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Por que meu olho treme, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.