Por que meus dentes doem

Por que meus dentes doem
Imagem: econet.ru

Dentes saudáveis e brancos não são apenas, como alguns acreditam, uma questão estética, mas também um assunto de bem-estar. Uma boca saudável ajuda-nos a prevenir a formação de cáries e tártaro, bem como a presença de condições como a halitose ou a gengivite. Mas às vezes temos dores dentais que geram mal-estar e incômodo. Por que ocorrem? Em umComo explicamos as principais razões pelas quais seus dentes doem.

Por que meus dentes doem: sensibilidade dental

A sensibilidade dental é um problema comum que costuma gerar dor e incômodos cotidianamente. É muito fácil determinar se essa é a razão de sua dor, você simplesmente deverá observar se os incômodos ocorrem quando consome alimentos muito frios, quentes ou ácidos.

Esta condição é produzida pela debilidade do esmalte dental devido a diferentes condições, entre as quais destaca-se uma escovação vigorosa. Recomenda-se usar uma pasta dental para dentes sensíveis; se depois de duas semanas os incômodos não desaparecem você deverá visitar seu dentista.

Imagem: dentis.com.mx

Por que meus dentes doem: bruxismo

O bruxismo é uma condição comum que consiste em apertar de forma involuntária os dentes seja durante as horas de sono ou durante o dia enquanto realizamos nossas atividades. Este hábito traz como consequência dor nos dentes, provocando, além disso, movimentos dentais devido à pressão, perda óssea e danos no esmalte.

Se você não tiver certeza de que sofre disso, convidamos você a ler nosso artigo como saber se tenho bruxismo para esclarecer o panorama.

Imagem: americadental.cr

Por que meus dentes doem: cáries

As cáries são um incômodo dental muito comum que ocorre devido a uma higiene bucal deficiente, ao consumo excessivo de certos alimentos sem posterior lavagem correta dos dentes, bem como a uma falta de controle dental profissional eficiente e oportuno.

É possível preveni-las, mas uma vez que aparecem podem gerar muitos incômodos, por isso se você acha que esta pode ser a origem de sua dor de dente o mais recomendável é visitar o quanto antes seu dentista para evitar que a cárie chegue ao nervo, complicando assim seu tratamento.

Imagem: comosehace.co

Por que meus dentes doem: os sisos

A saída dos dentes sisos, popularmente conhecidos como os dentes do juízo, gera dor e incômodos nos pacientes, principalmente pelo dano da inflamação que ocorre na gengiva com o aparecimento destes molares.

Por serem os últimos molares da boca é muito fácil distinguir se estão começando a aparecer. De qualquer forma, se tiver dúvidas de que sua dor de dente se deva a isso você pode ler nosso artigo quais são os sintomas dos sisos quando estão saindo.

Imagem: blog.dentalinternacional.es

Por que meus dentes doem: infecções dentárias

Por último, uma razão comum que pode provocar uma intensa dor de dente são as infecções dentárias. Estas ocorrem principalmente quando as cáries avançam até ao ponto de afetar os nervos dos dentes, gerando um incômodo significativo. Esta condição pode dar lugar aos abscessos dentários que causam dor e complicações, implicando em uma possível perda do dente.

Se você suspeitar que possui uma infecção dentária deve ir a um dentista o quanto antes.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Por que meus dentes doem, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.