Por que meus olhos ficam vermelhos

Por que meus olhos ficam vermelhos
Imagem: naturistaalfonso.com

Ter olhos vermelhos é um problema comum que pode ser manifestado em qualquer momento, sendo que, quando a parte branca dos olhos adquire um tom rosado pode ser devido simplesmente a uma irritação temporária causada por fatores ambientais, cansaço da vista, uso de lentes de contato, etc. No entanto, quando a vermelhidão ocular perdura, é possível que seja sintoma de patologias ou problemas de vista mais graves, de forma que é necessário ir ao médico e iniciar o tratamento indicado. Se deseja dar resposta à pergunta por que meus olhos estão vermelhos e conhecer com detalhe as possíveis causas desta condição, preste atenção ao seguinte artigo de umComo.

Passos a seguir:
1

Os olhos vermelhos ou a vermelhidão ocular manifestam-se quando os vasos sanguíneos da membrana conjuntiva se irritam e dilatam, fazendo com que a superfície dos olhos fique vermelha ou injetada de sangue. Esta condição pode ser devida a várias causas, das quais muitas não constituem um sinal de alarme, pois são consequência do efeito de determinados agentes externos nos olhos ou de algumas práticas quotidianas. Por outro lado, uma vermelhidão severa e prolongada pode indicar a existência de doenças mais sérias.

2

Entre as causas naturais que provocam a vermelhidão ocular, identificamos o contato dos olhos com verdadeiros agentes externos como o ar seco, a fumaça, as partículas de pó, os pelos de animais de estimação, o pólen, etc. Todos eles podem causar uma reação alérgica que fará com que tenhamos a necessidade repentina de coçar os olhos, provocando a irritação e a vermelhidão dos mesmos.

3

O mau uso ou o abuso das lentes de contato também pode responder à questão de por que os seus olhos estão vermelhos. Os hábitos, como permanecer muito tempo com as lentes, dormir com elas, tomar banho de mar ou piscina com as lentes ou uma má higiene, são causas frequentes dos olhos vermelhos. Dessa forma, é possível que a vermelhidão seja em virtude de fatores muito simples como, por exemplo, quando a vista está cansada ou quando os olhos entram em contato com xampus ou produtos cosméticos, os quais ocasionam coceira e irritação.

4

Os olhos vermelhos frequentemente são sintomas da presença de vírus e bactérias que afetam a saúde ocular, e que são acompanhados de outros sintomas como dor, coceira, secreções, lacrimejamento, etc. As doenças mais comuns são as seguintes:

  • Conjuntivites: doença alérgica, viral ou bacteriana que causa a inflamação da membrana que cobre as pálpebras e a superfície do olho.
  • Blefarite: doença que causa a inflamação das pálpebras, concretamente nos folículos das flanges.
  • Úlceras corneal: esta é menos frequente que as duas anteriores. São produzidas por uma infecção viral ou bacteriana e manifestam-se através de úlceras na superfície externa do olho.
  • Uveíte: inflamação da camada média do olho, situada entre a retina e a parte branca. Costuma ser causada por transtornos autoimunitários, infecção ou lesões no olho.
Imagem: medicablogs.diariomedico.com
5

A secura ocular é outra das principais causas dos olhos vermelhos, pois uma má lubrificação de sua superfície acaba provocando sintomas como vermelhidão, coceira, visão turva e maior sensibilidade à luz. Isto pode ser aliviado mediante a aplicação de lágrimas artificiais ou tratamento com medicação. Recomendamos consultar o artigo Como tratar dos olhos secos para saber mais sobre esta doença.

6

A ocorrência de vermelhidão prolongada nos olhos que não esteja relacionada com nenhuma das causas mencionadas anteriormente, pode ser sinal de problemas de saúde mais graves. Este é o caso do glaucoma, uma doença degenerativa no nervo do olho que pode causar alterações visuais severas. É bastante complicado detectar esta doença em sua fase inicial, de forma que é fundamental estar atento a qualquer tipo de sintoma e fazer exames de vista periodicamente.

Imagem: onganawim.org

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Por que meus olhos ficam vermelhos, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.