Por que meus ossos estalam

Por que meus ossos estalam
Imagem: cs.medixa.org

Às vezes, ao mover-nos escutamos um ruído vindo de nossos ossos ou, mais concretamente, de alguma das articulações do corpo como os ombros, os joelhos, o pescoço, os tornozelos, etc. Este característico estalo gera dúvidas em muitas pessoas que se perguntam por que os ossos estalam e se se trata de alguma coisa ruim. Neste artigo de umComo queremos resolver esta questão e explicamos a vocês os detalhes a respeito do estalo dos ossos.

Passos a seguir:
1

Para entender o porquê dos ossos estalarem, é necessário conhecer as partes das articulações, já que é ali onde são produzidos estes sons. Deste modo, como vemos na imagem, no ponto de união entre os ossos encontram-se também os ligamentos, bem como a membrana e o líquido sinovial, responsáveis por proteger ossos e cartilagens para evitar desgaste pelo atrito.

Imagem: teliga.net
2

O fato de que às vezes os ossos estalam deve-se às bolhas de ar que são produzidas no fluído sinovial e à percussão de duas estruturas duras entre si, gerando assim o estalo característico. Trata-se, pois, de uma espécie de liberação da estrutura articular e são ruídos naturais.

3

A priori, o fato de que as articulações estalarem não implica necessariamente que exista algum problema ósseo, mas a verdade é que também não devemos provocar que isto aconteça, como algumas pessoas fazem, por exemplo, com os nós dos dedos.

4

Do mesmo modo, o estalo entre ossos e/ou ligamentos não deveria gerar dor, pelo que, caso assim seja, você deverá visitar um ortopedista ou médico especialista para realizar um exame. Neste caso poderia tratar-se de alguma patologia óssea como a artrite ou a artrose reumatoide.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Por que meus ossos estalam, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.