Por que minha barriga fica inchada

Por que minha barriga fica inchada

Tirando os problemas antiestéticos e o aparecimento de algum pneuzinho indesejado, a inflamação da barriga é um mal muito comum que afeta principalmente as mulheres e por trás do qual podem se esconder diferentes problemas relacionados com a saúde. Em umComo.com.br explicamos a você, com detalhes, algumas das possíveis causas desta condição; descubra por que sua barriga fica inchada.

De manhã minha barriga está plana

A maioria das pessoas afetadas pela barriga inchada costuma afirmar que ao levantar de manhã esta área está plana e leve. Em quase todos os casos é assim e o abdômen vai sofrendo uma inflamação progressiva conforme passam as horas do dia.

A verdade é que isto nos aproxima um pouco do que realmente se esconde por trás de uma barriga inchada que, em muitos dos afetados, não tem nada a ver com o peso, a idade ou com estar em forma. Porém também temos de esclarecer que quase sempre, o abdômen inchado não significa uma doença e sim um sintoma de outro tipo de transtorno.

Por que a barriga fica inchada

Os estudos realizados demonstraram que quase sempre esta distensão abdominal que tantos incômodos provoca está relacionada, na maioria das vezes, com um mau hábito de alimentação, problemas de intolerância, retenção de líquidos e falhas ou doenças do aparelho digestivo.

Às vezes, a sintomatologia é devida a questões comuns, como uma síndrome de intestino irritável, oclusão intestinal ou inclusive mioma uterino. No entanto, assusta saber que o número mais elevado de casos apresenta-se por uma alimentação inadequada para cada caso específico.

Entre estas causas mais comuns encontram-se, entre outras, comer muito depressa, um excesso de fibra na dieta, muitas bebidas com gás ou uma preparação pouco apropriada dos alimentos a ingerir.

Como aliviar os efeitos de uma barriga inchada

Evidentemente quando existe por trás uma patologia mais séria e a barriga inchada é um sintoma de uma doença, é o especialista adequado que deve dar as indicações para eliminar ou aliviar a doença e os incômodos derivadas dela. Quando o inchaço abdominal é causado por algumas das razões que já explicamos, uma série de correções em nosso comportamento diário ajudarão bastante a combater essa sensação de dor, incômodo e peso.

Se nos identificamos com o grupo dos que comem muito depressa, o segredo está em ter consciência da necessidade de comer devagar e mastigar cada bocado da comida. Assim evitaremos engolir mais ar do que o devido e também conseguiremos misturar os alimentos para que nosso aparelho digestivo não deva fazer esforços extra, o que fermentaria a comida produzindo gases.

No caso dos grandes consumidores de bebidas com gás, não existe mais remédio do que eliminar o gás. Uma fonte importante de gases desaparecerá com este simples gesto e nosso abdômen agradecerá com menos pressão.

As fibras são outra fonte de problemas para nossa barriguinha, tanto em excesso como em escassez. Se você ingere muita fibra, o processo digestivo implica na produção de mais gases. Caso falte fibra em sua dieta, a prisão de ventre também será a causa de um abdômen inchado. Atenção também com as frutas e verduras ingeridas: elas também fermentam ao serem digeridas, umas mais do que outras, por isso cuidado ao escolher as que fazem melhor.

Os alimentos fritos, refinados, gordurosos ou muito picantes também irritam nosso aparelho digestivo e isso se traduz em um aumento de gases. Procure manter uma dieta saudável e isso deixará seu abdômen mais relaxado.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Por que minha barriga fica inchada, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.