Partilhar

Por que nunca deve cruzar as pernas

Por Sara Viega. Atualizado: 2 julho 2018
Por que nunca deve cruzar as pernas

Cruzar as pernas é um ato quase reflexo quando nos sentamos, principalmente para as mulheres. É vista como uma postura elegante, sofisticada, estética e às vezes até pode ter certa conotação sexual. Além disso, é muito cômodo sentar-se assim, não é? Mas acontece que cruzar as pernas durante longos períodos de tempo pode ter efeitos negativos no nosso corpo. Não é fácil de controlar, nós sabemos, mas é uma postura que o nosso corpo adota automaticamente quando nos sentamos. Mas em umComo estamos dispostos a explicar as consequências que pode ter. Descubra de seguida por que nunca deve cruzar as pernas.

Também lhe pode interessar: Truques para limpar as mãos

Comecemos pela parte mais fácil

Todos sabemos que estar na mesma postura, seja qual ela for, durante longos períodos de tempo nunca é saudável, pois pode causar o que chamamos de paralisia do nervo fibular. O que é isso? Trata-se de um nervo que fornece sensibilidade e movimento para as nossas pernas, pés e dedos do pé. Se ele for afetado severamente, pode dar lugar a lesões e traumatismos no joelho e fraturas do perônio, que é o osso que se encontra na parte inferior das nossas pernas. Alguns dos sintomas que aparecem, para que saiba se isso lhe afeta, são o arrastar dos dedos quando caminha, debilidade nos tornozelos e pés, formigamento da parte superior do pé ou a incapacidade de manter o pé em posição horizontal, entre outros.

Por que nunca deve cruzar as pernas - Comecemos pela parte mais fácil

A pressão sanguínea também pode ser afetada

Ao estar muito tempo com uma perna sobre a outra, é possível que corte a irrigação sanguínea que vai para o tronco inferior, aumentando a pressão em um ponto. Os médicos explicam dizendo que, nesta postura, o sangue é enviado desde as pernas até ao tórax, fazendo com que o coração tenha que bombear mais sangue e aumentando assim a pressão sanguínea. Por isso recomendam que, se quiser cruzar as pernas, o faça à altura dos tornozelos e não dos joelhos.

Causa varizes

Se continuar assim, pode começar a dar as boas-vindas às queridas varizes. É verdade, que normalmente ter ou não varizes é uma questão genética, mas cruzando as pernas ao sentar você aumenta o risco de elas aparecerem. Porquê? Porque esta postura faz com que as válvulas dos vasos sanguíneos mandem o sangue em uma direção errada, pois está fazendo pressão com os joelhos e isso provoca um estancamento do sangue, inchando as veias a tal ponto que se tornam de uma cor azul-escura ou roxa.

Neste artigo pode ver como evitar as varizes para melhorar a aparência de suas pernas.

Por que nunca deve cruzar as pernas - Causa varizes

Não são apenas as pernas que sofrem

As costas também pode ser afetadas, se prestar atenção, ao sentar-se com as pernas cruzadas, automaticamente as nossas costas se curvam e já sabemos que isso é péssimo. Pouco a pouco sua coluna vertebral irá curvando como consequência, afetando os músculos das costas e as pernas. Isso pode causar problemas que provavelmente vão além do que imagina, por exemplo, terá mais risco de lesões pois ao fazer exercício criará uma sobrecarga em zonas indesejadas. Sua barriga também poderia ficar maior, pois os músculos do abdômen vão se debilitando e no final acaba sendo mais propenso/a a ter barriga, pela falta de tensão nessa zona. E, é claro, as dores nas costas que todos odiamos porque são muito desconfortáveis no dia a dia e sabemos que, além disso, também podem passar para o pescoço?

Por que nunca deve cruzar as pernas - Não são apenas as pernas que sofrem

Se pretende ler mais artigos parecidos a Por que nunca deve cruzar as pernas, recomendamos que entre na nossa categoria de Vida Saudável.

Escrever comentário sobre Por que nunca deve cruzar as pernas

Por que nunca deve cruzar as pernas
1 de 4
Por que nunca deve cruzar as pernas

Voltar ao topo da página