Por que o açúcar refinado faz mal

Por que o açúcar refinado faz mal

O açúcar refinado, popularmente conhecido como açúcar branco, está presente em uma grande quantidade de alimentos, inclusive naqueles que nem suspeitamos. Está tão presente na dieta da maioria das pessoas que seus efeitos nocivos sobre a saúde foram estudados e pesquisados por diversas instituições e especialistas, que alertam que o seu consumo excessivo é tremendamente prejudicial para a nossa saúde.

Este alimento vazio, sem nenhum tipo de nutrientes, não é necessário para o organismo e, se consumido de forma excessiva, pode causar problemas importantes de saúde como a obesidade, diabetes, doenças cardíacas, além de gerar um vício comprovado. Descubra por que o açúcar refinado faz mal para a saúde e quais são as melhores opções para substitui-lo.

O que é o açúcar refinado?

Se a sua resposta for "um produto que vem da natureza", fique sabendo que está errado. O açúcar que vem da cana de açúcar possui minerais, vitaminas e nutrientes que são assimilados pelo nosso corpo e aproveitados como energia. No entanto, quando o açúcar é refinado para ficar branco, todas essas propriedades se perdem e fica apenas a sacarose, o que permite adoçar mas não traz absolutamente mais nada ao organismo, portanto não é um alimento.

O açúcar branco é, consequentemente, o resultado de um processo químico por meio do qual o nosso organismo não obtém nada de bom, apenas um pico de energia que sobe e desce com rapidez por se tratar de um carboidrato simples, por isso inclusive a energia que pode nos trazer não é considerada de qualidade.

E o que acontece com o açúcar mascavo ou integral?

Este tipo de açúcar considera-se mais saudável mas, também se recomenda o seu consumo moderado. Isso porque o açúcar mascavo não passa por todo o processo de refinação e pode trazer ao nosso corpo muitas das propriedades do açúcar em estado natural. Trata-se de um produto menos químico que o branco, por isso muitos recomendam seu uso como substituto, mas sempre sem abusar.

Por que o açúcar branco é ruim para a saúde?

O açúcar refinado é o ruim da novela, todos o criticam e o culpam pelo pior... Mas sabe porquê? Está quase a descobrir que este ingrediente é, realmente, mais nocivo do que imaginava.

Contribui para a obesidade

Este ingrediente permite adoçar uma grande quantidade de alimentos, sendo usado na maioria dos casos de forma abusiva. Traz tantas calorias ao corpo que seu consumo excessivo é uma das primeiras causas mundiais de obesidade, pois o encontramos em muitos produtos pouco saudáveis como os refrigerantes, os chocolates, os sucos de caixinha, os bolos industriais, as bolachas ou os doces.

Todos são alimentos ricos em gorduras e pouco nutritivos. Mas além disso, para que o nosso corpo assimile e processe o açúcar o metabolismo precisa ficar mais lento, o que causa sobrepeso e obesidade.

Rouba nutrientes do seu organismo

Como o açúcar é basicamente um produto químico, o nosso corpo não está preparado para digeri-lo de forma natural, por isso o metabolismo precisa subtrair do nosso organismo cálcio, minerais, vitamina B e outros nutrientes com o objetivo de assimilar o açúcar. Esta é a razão pela qual quem ingere açúcar em excesso pode apresentar problemas de nutrição, osteoporose ou deficiência de vitamina B.

Estimula de forma excessiva o sistema nervoso

A sacarose oferece energia ao nosso corpo, mas essa energia é vazia e não é capaz de se manter ao longo do dia; ela sobe de forma rápida e cai do mesmo modo. Isso tem importantes efeitos sobre o sistema nervoso e sobre o nosso caráter originando nervosismo, ansiedade, agressividade, hiperatividade e inclusive depressão quando reduzimos o seu consumo.

Causa danos no pâncreas e diabetes tipo 2

Ao entrar tão rapidamente no organismo, o pâncreas deve produzir uma grande quantidade de insulina para levar essa energia a todas as células; no entanto, as nossas células não precisam dessa quantidade de energia, que acaba armazenada no corpo em forma de gordura, contribuindo para a obesidade. Mas, além de estimular o sobrepeso, este processo pode levar à diabetes pois o corpo deixa de responder adequadamente à insulina e não leva energia às células, o que traz como consequência que o pâncreas produza ainda mais quantidade de insulina para tentar compensar, acumulando no sangue o açúcar não utilizado pelas células.

Ingerir açúcar refinado em excesso é uma das principais causas de diabetes tipo 2, que pode ser facilmente prevenida limitando o seu consumo.

Acelera o processo de envelhecimento

Consumir muito açúcar faz com que o colágeno e a elastina presentes em nossa pele se transformem, reduzindo a sua eficácia. O principal problema com este processo é que o colágeno e a elastina são os responsáveis pela firmeza de nossa pele, sua adequada regeneração e de que se mantenha lisa; reduzindo a sua presença estaremos causando o envelhecimento prematuro dela.

É por esta razão que quem ingere mais açúcar tem uma pele menos saudável.

Debilita o sistema imunológico e afeta diversos órgãos

Nossas defesas também não trabalham de forma eficiente quando ingerimos grandes quantidades de sacarose. E como se ainda fosse pouco, o funcionamento de órgãos como o coração, o fígado ou os rins também é afetado quando consumimos grandes doses desta substância, o que coloca em perigo o nosso bem-estar geral.

Gera vício

Diversas investigações comprovaram que consumir açúcar ativa no nosso cérebro os mesmos neurotransmissores que quando se ingere cocaína. Isso ocorre porque, ao comer açúcar branco, elevam-se os níveis de dopamina, o que gera um efeito de recompensa similar ao da droga. Por isso este ingrediente vicia e é difícil de deixar, ocasionando inclusive síndrome de abstinência quando o abandonamos de forma definitiva.

Quer deixar o açúcar mas ainda não se sente muito confiante? Consulte nosso artigo o que acontece quando deixamos de comer açúcar e encontre o empurrão moral que falta a você. Vai te surpreender!

Como substituir o açúcar?

É claro que é possível substituir o açúcar! O primeiro passo que devemos dar é reduzir ao máximo a ingestão de todos os alimentos ricos neste ingrediente: guloseimas, doces, bolachas, chocolate, bolos, tortas, refrigerantes, sucos de caixinha, etc. Esta mudança repercutirá no nosso organismo de forma muito saudável, fazendo com que a diferença seja notável em todos os aspectos.

Mas deixar o açúcar refinado não implica ter que renunciar a uma vida doce; em vez disso podemos optar pelo consumo moderado de outros produtos de maior qualidade e mais positivos para a nossa saúde, como por exemplo:

  • O açúcar mascavo ou integral, mais natural e com uma quantidade de nutrientes que o branco não tem.
  • O mel, perfeito para adoçar certas bebidas ou pratos mas sem abusar.
  • O xarope de agave, outra opção natural.
  • A Stevia, extraída da planta do mesmo nome; tem uma capacidade 300 vezes maior de adoçar que o açúcar normal, por isso com uma quantidade mínima conseguirá o seu objetivo, ingerindo ainda nutrientes e vitaminas. No nosso artigo como substituir o açúcar por stevia explicamos a você o modo de fazê-lo.
  • Coma frutas naturais; elas possuem frutose, um açúcar natural que dará energia e ajudará você a saciar seu desejo de algo doce. Esqueça os alimentos enlatados ou congelados, que não contam com os mesmos valores nutricionais.
  • Opte sempre por chocolate amargo com 70% de cacau ou mais, deste modo você reduz muito a quantidade de açúcar normalmente presente no chocolate com leite.

Reduza as porções de açúcar refinado em sua dieta e diga sim a uma vida bem mais saudável.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Por que o açúcar refinado faz mal, recomendamos que entre na nossa categoria de Vida Saudável.