Partilhar

Por que ocorre a menopausa precoce

Por que ocorre a menopausa precoce
Imagem: mimenopausia.com

A menopausa precoce é o que se conhece como a perda da função do ovário produzida antes dos 40 anos de idade. O que acontece é que os ovários já não têm óvulos que possam madurar e ser fecundados, por isso, os ovários deixam de produzir estrógenos e progesterona e, como consequência, ocorre o desaparecimento da menstruação. Mas, por que ocorre a menopausa precoce? Se você também fez esta pergunta em algum momento, preste atenção ao seguinte artigo de umComo para averiguar a resposta.

Também lhe pode interessar: Como diagnosticar a menopausa precoce
Passos a seguir:
1

Na maioria dos casos, a origem da menopausa precoce é desconhecida, mas os especialistas assinalam determinados fatores que poderiam originar o aparecimento deste problema antes dos 40 anos de idade. Uma das principais causas pode ser as condições genéticas, pois aquelas mulheres que têm antecedentes familiares com menopausa prematura contam com maiores possibilidades de ter também. Desta forma, há algumas anomalias genéticas que também poderiam causá-la como a denominada Síndrome de Turner, um transtorno médico que afeta as mulheres que nascem com a falta parcial ou total de cromossomo X.

2

Outra das causas estudadas que dá resposta à pergunta de por que ocorre a menopausa precoce é o tratamento médico da histerectomia realizada antes dos 40 anos, que consiste em uma remoção cirúrgica seja total ou parcial dos ovários. Por exemplo, aquelas mulheres que sofrem de câncer de ovário ou de endometriose severa poderiam ter de se submeter a esta operação.

3

Também se determinou que a esterilização feminina por laqueadura de trompas pode originar o aparecimento da menopausa de forma prematura. Isto ocorre devido a uma redução do fornecimento de sangue para o ovário, por isso, este deixaria de funcionar corretamente antes do tempo.

4

As pacientes com câncer que recebem tratamentos como quimioterapia ou radioterapia na zona pélvica correm um maior risco de afetar o funcionamento dos ovários e ocorrer a menopausa precoce, embora isto nem sempre aconteça.

5

Os especialistas assinalam que entre 10% e 30% de mulheres sofrem de menopausa precoce porque sofrem de algumas doenças autoimunes. Entre elas se encontram patologias como o hipotireoidismo, a artrite reumatoide, a doença de Crohn ou o lúpus eritematoso.

6

Agora que já conhece as causas mais comuns da menopausa precoce, é importante que vá regularmente ao seu ginecologista para se assegurar de que tudo está bem e, sobretudo, verificar se os seus ciclos menstruais começam a ficar alterados e irregulares.

Leia também: Sintomas da menopausa aos 47 anos, o que fazer?

Se pretende ler mais artigos parecidos a Por que ocorre a menopausa precoce, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário sobre Por que ocorre a menopausa precoce

Por que ocorre a menopausa precoce
Imagem: mimenopausia.com
Por que ocorre a menopausa precoce

Voltar ao topo da página