Os gânglios linfáticos

Por que os gânglios inflamam

 
Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 1 outubro 2018
Por que os gânglios inflamam

Os gânglios são uma parte muito importante do sistema imunológico, pois são os responsáveis por identificar e combater vírus, bactérias, micróbios, infecções e outros agentes externos. Os gânglios encontram-se em muitas partes do corpo, mas é possível apalpá-los em zonas como pescoço, virilha, axila, por trás dos ouvidos e sob o queixo.

A inflamação dos gânglios representa um sinal de alerta que o organismo envia para avisar que algo não está bem e que o sistema imunológico está lutando para combater alguma infecção ou doença. São muitas as causas da linfadenopatia ou adenopatia, termos que se referem a este inchaço; por isso se quiser saber quais são os motivos mais comuns, convidamos você a ler este artigo de umComo sobre por que os gânglios inflamam.

Também lhe pode interessar: Como desinflamar os gânglios linfáticos
Passos a seguir:
1

A causa mais comum dos gânglios inflamarem são as infecções. Qualquer tipo de infecção pode produzir esta reação no sistema imunológico, mas as mais comuns são: mononucleose, infecção de ouvido, gengivite, amigdalite, abcessos dentários, tuberculose ou infecções cutâneas.

2

Outra das causas de inflamação dos gânglios são as doenças que atacam o sistema imunológico. Neste caso são doenças autoimunes ou imunológicas como o HIV ou a artrite reumatoide. No caso do HIV, a inflamação dos gânglios aparece como um dos principais sinais de que a pessoa pegou o vírus, mas não significa que tenha AIDS.

3

Alguns tipos de câncer podem ser a causa da inflamação dos gânglios. Geralmente é um tipo de câncer que deprime o sistema imunológico, como é o caso da leucemia, o linfoma não-Hodgkin e a doença de Hodgkin.

Quando uma pessoa tem câncer de mama pode apresentar inflamação nos gânglios da axila; geralmente esta inflamação é dolorosa e requer uma revisão médica do local para descartar que tenha ocorrido metástase do câncer aos gânglios linfáticos.

4

Alguns medicamentos podem ser a causa da inflamação dos gânglios. Os remédios mais conhecidos que causam este efeito colateral são os anticonvulsivantes e a vacina contra a tifoide. Nestes casos é necessário que a pessoa vá ao médico para consultar o efeito que o medicamento está causando e tomar a decisão de suspender ou procurar outra alternativa de tratamento.

5

Os gânglios que se encontram na zona do pescoço podem inflamar quando uma pessoa foi contagiada com catarro. No entanto, a inflamação dos gânglios nesta zona também pode ser uma resposta à dor de garganta, uma mordida ou corte na boca ou a presença de algum tumor ou infecção na boca, pescoço ou cabeça.

6

Para saber por que os gânglios da virilha inflamam deve saber que a causa mais comum são as lesões nos pés, pernas e inclusive nos genitais. No entanto, é preciso estar muito atento, pois estes gânglios também podem inflamar quando existe a presença de algum tumor nos testículos ou melanoma, um tipo de câncer de pele.

7

O lúpus, a toxoplasmose, a sífilis, doença de Gaucher e a febre mediterrânea são outras patologias que podem trazer como efeito secundário a inflamação dos gânglios. Como você viu, são muitas as razões para que possa ocorrer a inflamação dos gânglios, por isso a melhor forma de encontrar a causa deste sintoma é consultando um especialista para que o examine e tome as medidas apropriadas.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Por que os gânglios inflamam, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
Por que os gânglios inflamam