Por que os homens têm mamilos

Por que os homens têm mamilos
Imagem: clinicamw.com.br

O papel dos mamilos é muito claro no corpo feminino, pois são os responsáveis por ajudar o bebê a sugar o leite materno durante a etapa da amamentação. O que é um mistério, no final de contas, é a razão exata para que os homens tenham mamilos e qual deveria ser a função dos mesmos. Terão algum truque escondido que desconhecemos ou se trata simplesmente de um desses mistérios da evolução? Em umComo.com.br explicamos a você por que os homens têm mamilos.

Passos a seguir:
1

O papel dos mamilos no caso das mulheres é muito claro, principalmente quando durante a puberdade, os peitos aumentam de tamanho para cumprir (em um futuro) uma função de importância vital: alimentar nossas crianças.

2

No entanto, o que acontece com os homens? Devemos dizer que no caso dos garotos o aparecimento dos mamilos é meramente decorativo e uma amostra de que a evolução não é totalmente perfeita, como alguns fazem questão de dizer.

3

Durante a gestação, próximo à terceira ou quarta semana, gera-se no feto as cristas mamárias, responsáveis de que tenhamos peitos mais para a frente. No entanto, nesse momento ainda não estão determinados os cromossomas sexuais do feto, isto é, não se sabe se será uma menina ou um menino.

4

Assim, no momento em que o sexo do bebê fica estabelecido, ele já possui a crista mamária, o que implica na formação de mamilos durante a gestação. Quando nascemos, tanto os meninos como as meninas temos um peito igual, e é só quando as garotas atingem a adolescência que, como resultado da liberação de estrogênio, o peito cresce e desenvolvem-se as glândulas mamárias.

5

Portanto, a presença de mamilos nos homens é devido simplesmente a que a evolução não é tão perfeita e que não houve a necessidade de eliminá-los do corpo masculino, pois a sobrevivência deste sexo não depende disso.

6

E para a pergunta de se os homens podem amamentar a resposta é sim! Mas apenas sob certas condições.

Para que o leite materno se produza é necessária a presença de um hormônio chamado prolactina, que durante a gravidez aumenta no corpo feminino para prepará-lo para amamentar. No caso dos homens encontra-se presente apenas em uma pequena quantidade, no entanto se ela aumentar, reduzindo o nível de testosterona e estimulando o peito da forma adequada, é possível que os homens consigam amamentar, apesar de não ser algo comum.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Por que os homens têm mamilos, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.