Partilhar

Por que os meus dentes estão caindo

Por Rita Matos Parreira. Atualizado: 14 novembro 2017
Por que os meus dentes estão caindo

A queda dos dentes é um processo pelo qual todos passamos em crianças quando trocamos os dentes de leite pelos definitivos. No entanto, uma vez terminada esta etapa (por volta dos 18 anos) as peças dentárias devem ser cuidadas de forma adequada, já que serão para toda a vida, pois não vamos trocá-las nunca mais.

A queda dos dentes na vida adulta é patológica e é uma condição que ocorre na maior parte dos casos pelo avanço das doenças que afetam as gengivas, ossos e outros tecidos de suporte, bem como pela existência de cáries extensas que podem levar à necessidade de extrair o dente. Um dente ausente pode trazer muitos problemas de saúde, por isso neste artigo do umCOMO explicamos por que os seus dentes estão caindo, assim como a importância de substituir estas peças e de manter uma adequada higiene dental.

Também lhe pode interessar: Por que meus dentes doem

Periodontite: a principal causa de perda dos dentes

A periodontite é a inflamação, muitas vezes provocada por uma infeção, do periodonto – gengivas, osso e outros tecidos de suporte. Sem tratamento, esta doença evolui para a completa destruição destes elementos, o que é visível na mobilidade do dente e sua perda.

Na fase inicial deste processo o paciente apresentará gengivite, uma inflamação das gengivas causada pela acumulação de restos alimentares, placa bacteriana e tártaro entre o dente e a gengiva sem serem removidos adequadamente. Este processo inflamatório vai avançando e, quando não é tratado a tempo, pode provocar perda definitiva de gengiva e osso. Isso produz bolsas, por vezes preenchidas de tártaro, placa e até pus, entre a gengiva sobrante e o dente que acabarão afetando todos os tecidos de suporte do dente.

O paciente sente que os dentes se movem cada vez mais, tendo dificuldades na mastigação e podendo até chegar a ter um suporte tão débil que possibilita a sua queda. Noutros casos, os dentes não caem mas proporcionam um desconforto tão grande que é necessário optar pela sua extração.

A acumulação de placa bacteriana é a causa desta doença, podendo ser provocada por:

  • Má higiene dental: falta de escovação, não usar o fio dentário ou não consultar o dentista ou higienista oral no mínimo 2 vezes por ano;
  • Maior predisposição para produzir e acumular tártaro, pela presença de maior quantidade de minerais na saliva, o que pode aumentar a possibilidade de sofrer desta condição.
  • Sofrer de bruxismo, ou seja, apertar e/ou ranger os dentes de forma inconsciente. Isto causa um trauma mecânico na gengiva que fará com que esta retroceda, aumentando o risco de sofrer de gengivite e periodontite.
  • Sofrer de diabetes: os pacientes com esta doença são mais propensos a sofrer de periodontite.
  • Ter o sistema imunológico debilitado por condições como o câncer, a quimioterapia, o HIV ou doenças autoimunes.
Por que os meus dentes estão caindo - Periodontite: a principal causa de perda dos dentes

Cáries que debilitam completamente o dente

As cáries são a causa mais comum de visita ao dentista e ocorrem por acumulação de placa no dente que, ao não ser eliminada adequadamente, é colonizada por bactérias produtoras de ácidos. Estes ácidos bacterianos são agressivos para o esmalte dentário e originam orifícios no mesmo.

No início o paciente não notará nada mas, se o orifício chegar à polpa dentária, esta ficará infetada e reagirá através dos nervos causando dor e desconforto. A infecção pode progredir até ao final da raiz do dente, criando um abcesso que leva à destruição de osso, levando à mobilidade e eventual perda do dente.

Uma cárie sem tratamento coloca a saúde dentária e a saúde geral do paciente em risco de forma notável, por isso deve ser sempre observada por um Médico Dentista / Odontólogo que indicará o tratamento adequado.

Por que os meus dentes estão caindo - Cáries que debilitam completamente o dente

Outras causas para os dentes caírem

  • Traumatismos importantes na boca, como quedas graves, acidentes de trânsito, pancadas fortes, etc. As fraturas dentárias e/ou as perdas de osso por lesões traumáticas podem levar a uma posterior perda do dente que se pode manifestar inclusive anos após a lesão.
  • Sofrer de condições que aumentam a possibilidade de destruição do periodonto, como é o caso da diabetes ou o tratamento de quimioterapia.
  • Sofrer de ausência congênita de uma peça dental, ou seja, o fato de ter nascido sem um dente específico. Isto é notado apenas quando o dente primário ou de leite cai e não aparece o permanente em seu lugar. Por vezes, o dente de leite não cai até a pessoa chegar à adolescência ou vida adulta. O dente pode ser, quase sempre, substituído por uma prótese.

Preciso substituir o dente que caiu?

A resposta é sim! Quando perdemos um dente, é importante substituí-lo por uma prótese adequada para garantir a nossa saúde geral, não apenas oral.

A boca faz parte do aparelho digestivo e a ausência de um ou vários dentes afeta o processo de mastigação, fazendo com que não consigamos triturar e misturar os alimentos de forma tão eficaz. Portanto, o alimento passará para o estômago quase inteiro, que terá que realizar um maior esforço para digeri-lo.

Muitas pessoas que perdem um ou vários dentes começam a ter problemas gástricos: digestões pesadas, gases intestinais, má absorção e diversas condições gastrointestinais derivadas da falta desses dentes.

Quando se perdem vários dentes, também se apresentam problemas como:

  • Sobrecarga de mastigação nos restantes dentes, o que pode gerar dor e desconforto na cabeça e mandíbula.
  • Perda do suporte dos lábios ou bochechas, o que altera os traços faciais e aumenta a presença de rugas.
  • Em alguns casos, a pessoa pode ter dificuldade para falar ou pronunciar certas letras.

A melhor alternativa para evitar todas estas consequências é reabilitar a boca assim que possível, de forma removível ou fixa, o que permite substituir um ou mais dentes perdidos. Um Médico Dentista ou Odontólogo são as pessoas adequada para orientar e acompanhar você neste tratamento para garantir sua saúde dental e geral!

Por que os meus dentes estão caindo - Preciso substituir o dente que caiu?

Se pretende ler mais artigos parecidos a Por que os meus dentes estão caindo, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário sobre Por que os meus dentes estão caindo

Por que os meus dentes estão caindo
1 de 4
Por que os meus dentes estão caindo

Voltar ao topo da página