Partilhar

Por que se engorda na menopausa

Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Por que se engorda na menopausa

A menopausa é um período delicado para muitas mulheres. Durante o mesmo elas se sentem mais irritadas do que normalmente, já que seu organismo sofre mudanças significativas, insônia, fraqueza no cabelo ou aumento de peso são algumas de suas consequências mais destacáveis. A seguir, em umComo.com.br respondemos à sua pergunta a respeito de por que se engorda na menopausa; com esta informação você conhecerá os motivos do aumento de peso durante este período e poderá combatê-lo.

Também lhe pode interessar: Como perder peso na menopausa

Mudanças no organismo

Durante a menopausa sofre-se um processo de perda de estrogênios. Desta forma, são diferentes as alterações que acompanham seu déficit hormonal, engordar é um deles, ainda que não esteja relacionado diretamente com as modificações fisiológicas que são geradas em seu corpo.

Pelo contrário, o aumento de peso é um efeito colateral desses estrogênios que o corpo deixou de gerar. É por isso que aumenta a sua sensação de nervosismo, que deriva em ansiedade, daí o aumento da sensação de fome ser só um passo.

Em paralelo, ocorre uma situação paradoxal: seu corpo precisa de menos calorias para funcionar normalmente mas, apesar de ser consciente disso porque seu médico assim o indicou, é muito provável que você continue ingerindo as mesmas calorias que antes.

Necessidade de agir

Toda esta informação é necessária para que você aja durante a menopausa. Assim, sabendo que a partir deste momento você precisa de menos calorias é importante começar a realizar uma alimentação adequada à sua nova situação, pois, caso contrário, o aumento de peso pode originar em sobrepeso ou obesidade.

Recomendações a respeito

A partir do momento em que você entrar na menopausa diminua o consumo de gorduras total, pelo menos em um terço. Com este passo você conseguirá controlar seu peso e, ao mesmo tempo, os níveis de colesterol.

Do mesmo modo, é interessante você aumentar seu consumo de peixe. Isso se deve a que ele fornecerá ômega 3 a você, algo muito benéfico no que diz respeito à prevenção de doenças cardiovasculares.

Em paralelo, seu médico aconselhará você a consumir produtos desnatados e integrais, como lácteos e cereais. Do mesmo modo, as frutas e verduras, as carnes brancas e as frutas secas também não deverão faltar em sua dieta.

Finalmente, para não engordar e melhorar a sua saúde, é recomendável que você faça exercício físico regularmente. Esta atividade, além de prevenir diferentes tipos de condições, será a melhor forma de queimar a gordura acumulada originada pela menopausa.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Por que se engorda na menopausa, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário sobre Por que se engorda na menopausa

Por que se engorda na menopausa
Por que se engorda na menopausa

Voltar ao topo da página