Por que sempre tenho infecção urinária? - Causas comuns

Por que sempre tenho infecção urinária? - Causas comuns

A infecção urinária é uma doença desconfortável e constante. Muitas pessoas acabam tendo ela novamente várias vezes, o que causa muito incômodo. O problema pode ser por conta de um tratamento mal feito, falta de cuidado na prevenção e outros fatores. Neste artigo, nós do umCOMO respondemos a pergunta: por que sempre tenho infecção urinária? Além de explicar causas e tratamentos.

Infecção urinária - sintomas

Dor ao urinar, sensação de ardor e outros problemas indicam sintomas da infecção urinária para homens e mulheres. Os sintomas mais comuns são:

  • Urina com cheiro muito forte.
  • Vontade de urinar e, quando chega ao banheiro, tem a sensação de que não há o que fazer.
  • Dor na região de pélvis e na zona retal.
  • Dor e ardor ao urinar.
  • Urina com sangue ou muito escura e turva.
  • Desejo de urinar o tempo todo.
  • Sensibilidade no genital.

Para diagnosticar a infecção urinária, um médico irá pedir um exame de cultura de urina e até um ultrassom para saber se há algum problema no trato urinário.

Sugestão: Como saber se estou com infecção urinária

A infecção urinária é transmissível?

Muitas pessoas ainda têm dúvidas para saber se a infecção urinária pega de outros. Pode acontecer da infecção urinária ser transmitida por relação sexual, mas é difícil. A pessoa que está com o problema tem bactérias no trato urinário, que podem afetar o parceiro. Mesmo assim, isso é muito difícil.

É comum, porém, a infecção urinária se manifestar após o sexo porque ao ter relação sexual sem preservativo a migração destas bactérias fica muito mais fácil e, caso a pessoa não tenha um sistema imunológico fortalecido, pode apresentar o problema logo depois. O indicado é que após o sexo ambos urinem e façam a higiene íntima, além de sempre usarem camisinha.

Infecção urinária frequente - o que pode ser?

A infecção urinária que vai e volta pode ser um problema grave. Além de causar um extremo desconforto para o paciente, o incômodo normalmente desenvolve para uma doença maior, afetando até os rins. Veja quais podem ser as causas da infecção urinária frequente:

Fatores anatômicos

Há pessoas que têm predisposição genética e anatômica à infecção urinária. Isso acontece na formação de ureteres, que interfere no fluxo de urina. Além disso, há fatores hormonais, como menopausa e estrogênio baixos.

Fatores externos

Sexo sem camisinha ou traumas na região genital podem servir como catalisadores da infecção urinária constante. Mulheres que usam absorventes internos também estão mais predispostas à doença. Além disso, pessoas que não bebem muita água e ficam muito tempo "segurando xixi" estão facilitando a infecção urinária.

Infecção urinária - remédio

Há diferentes tipos de tratamento para infecção urinária. Muitas vezes, os médicos receitam analgésicos e, se preciso, antibióticos. O indicado é que você ou a pessoa que está com os sintomas citados procure um especialista. Ele irá descobrir se foi uma bactéria ou um fungo que causou o problema e, assim, seguir com o tratamento mais adequado.

Não é necessário que a pessoa seja hospitalizada, mas há casos em que a infecção urinária está tão avançada que causa complicações nos rins. Por isso, é preciso avaliar a situação antes de passar o medicamento.

Infecção urinária - tratamento caseiro

Há diversos tratamentos caseiros para infecção urinária. O mais popular deles é tomar suco de cranberry. A fruta impede que as bactérias fiquem grudadas na parede da uretra e ajudarão a eliminar o problema. Alimentos como aspargos, rabanetes, mirtilo e melancia também irão ajudar na caminha em direção à saúde.

O alho, conhecido como poderoso antibiótico e um dos principais componentes da ginecologia natural, também irá ajudar no tratamento da infecção urinária. Você pode fazer um chá de alho e tomar três vezes ao dia. O chá de bétula ajudará a aliviar os sintomas da infecção urinária. Tome-o 3 vezes ao dia.

  • Suco de cranberry
  • Aspargos
  • Rabanetes
  • Mirtilo
  • Melancia
  • Alho
  • Chá de bétula

Infecção urinária na gravidez

A infecção urinária na gravidez é comum. Para preveni-la, a grávida deve sempre usar preservativo e nunca deixar de fazer xixi quando tiver vontade. O tratamento deve ser feito com cautela. O obstetra irá descobrir a causa do problema e, ai, indicar um remédio que não irá alterar a saúde do bebê e da mãe.

Caso a mãe não seja tratada, a infecção pode chegar até os rins e isso pode causar um parto prematuro. Por isso, ao sentir dor ao urinar, ardência e perceber que a urina está com um cheiro forte e turva, a gestante deve correr ao médico.

Veja também: Remédio para infecção urinária - Tratamento caseiro com vinagre

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Por que sempre tenho infecção urinária? - Causas comuns, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.