Aparelho urinário

Por que sinto dor ao urinar

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 10 fevereiro 2021
Por que sinto dor ao urinar
Imagem: cybersalud.com

Sentir dor ao urinar é uma situação tão incômoda como preocupante. Normalmente este é um sintoma de alguma condição que não costuma ser grave, mas também pode ser apresentado como uma reação à ingestão de certos medicamentos. Se deseja saber por que você sente dor ao urinar, em umComo.com.br explicamos com detalhe.

Também lhe pode interessar: Remédios para dor de urina
Passos a seguir:
1

A dor ao urinar é um dos sintomas mais frequentes da cistite, uma inflamação da bexiga que gera desejos frequentes de urinar e dores fortes. A cistite conta com um tratamento simples, no entanto, se se apresentar com muita frequência, é necessário visitar um médico para descobrir a causa que produz esta inflamação de maneira habitual.

2

Se sente dor ao urinar pode ser que também tenha uma infecção de urina. Este quadro é bem mais comum em mulheres que em homens, produzindo ardor e incômodos ao urinar. Há etapas em que a mulher é bem mais propensa a sofrer de infecções deste tipo, como na gravidez e na menopausa. Durante estes períodos é importante tomar medidas para prevenir as infecções de urina, que por sua vez não ajudarão a dor e o incômodo desaparecerem.

Se você sofre deste quadro com frequência, recomenda-se também consultar um especialista.

3

Os cálculos renais não só são dolorosos quando se movem, mas também em seu deslocamento, bloqueiam o trato da bexiga, o que pode causar enormes incômodos, entre eles a dor ao urinar.

4

No caso das mulheres, os cistos nos ovários, também conhecidos como ovários policísticos, podem ser também os culpados da dor ao urinar, pois se o cisto gera alguma pressão sobre a bexiga, você sentirá incômodos ao ir ao banho.

5

Os pacientes que enfrentam a quimioterapia podem sofrer também de dor ao urinar devido à inflamação da bexiga, que reage deste modo diante dos químicos do tratamento.

6

Como vê, as causas da dor ao urinar são muito variadas, e podem ir de uma simples inflamação da bexiga até a doenças mais complexas. Por isso é importante que se tiver dor ao urinar, vá ao seu médico para uma consulta completa. Além disso, você pode complementar o tratamento com esses remédios para dor de urina.

Sugestão: O que causa urina ácida e como tratá-la

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Por que sinto dor ao urinar, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
Imagem: cybersalud.com
Por que sinto dor ao urinar