Por que sinto tontura ao deitar

Por que sinto tontura ao deitar

A sensação de tontura ao se deitar é muito desagradável, quando parece que tudo gira à nossa volta provocando náuseas e vômitos estando deitados. O desespero por sofrer isto leva muitos pacientes a pensarem se não estarão sofrendo doenças graves sem serem diagnosticadas, por isso procuram especialistas com uma grande angústia no corpo. Mas nem sempre é por causa de doenças ou males maiores, tudo tem uma explicação. Para saber por que sente tontura ao deitar, continue lendo este artigo de umComo.com.br, nele você poderá encontrar a resposta que está procurando.

Passos a seguir:
1

Ao fato de sentirmos tontura quando nos deitamos chamamos de Vertigem Postural Paroxística Benigna ou VPPB e trata-se de um transtorno do ouvido interno. Provoca tonturas e náuseas com alguns movimentos da cabeça quando as partículas chamadas otólitos se soltam do labirinto, situado na parte posterior dos ouvidos. Ao mexer a cabeça quando estamos deitados, os otólitos se deslocam enviando sinais falsos para o cérebro e provocando a sensação de que tudo se mexe à nossa volta. Isto ocorre, geralmente, a partir dos 50 anos de idade.

2

A causa mais comum desta tontura ao se deitar e que ocorre em pessoas com menos de 50 anos pode ser devido a uma lesão ou um golpe na cabeça. Se não for isto, terá que avaliar, então, se a pessoa sofre de episódios de enxaqueca com frequência.

Podemos sentir esta tontura chamado VPPB sem uma causa específica, ele simplesmente aparece. Em contrapartida, em outros casos pode ser devido a um vírus que afeta o ouvido interno, pequenos infartos cerebrais que não diagnosticamos ou pela doença de Ménière, que se trata de um transtorno do ouvido interno que afeta o equilíbrio e a audição.

De forma ocasional, porque nem sempre ocorre, pode aparecer depois de uma cirurgia, onde se pode combinar com diversos fatores, sendo manter a mesma posição de forma prolongada o mais comum.

3

Os sintomas do VPPB são os mesmos de sensação de tontura que dura até um minuto, com vontade de vomitar em alguns casos, sensação de desequilíbrio e fraqueza. Esta sensação é muito desagradável se a sentirmos quando nos deitamos, porque não sabemos como reagir. Mudando de posição suavemente podemos parar a tontura, fixar a visão em um ponto fixo também poderá ajudar a reduzir o mal-estar.

4

Para saber por que sofre deste tipo de tontura deverá se submeter a vários exames clínicos onde se examinará todo o histórico clínico da pessoa e os achados obtidos nos exames neurológicos, exames vesiculares e auditivos. Uma vez feito o diagnóstico, o remédio para o desaparecimento destes sintomas é difícil, uma vez que os medicamentos para esses efeitos (os antivertiginosos) quase que não ajudam a controlar as náuseas, mas certos exercícios habituais que nosso médico indicará podem nos ajudar para que tenhamos uma vida o mais normal possível.

5

Por isso, ao sofrermos deste problema de equilíbrio que nos causa tontura quando nos deitamos, temos que saber viver com ele, realizando os exercícios e técnicas propostos por especialistas e nos adaptando a modificar nossas atividades diárias. Confira de seguida algumas dicas para suportar melhor esta situação:

  • Utilizar, pelo menos, dois travesseiros para manter a cabeça alta ao apoiá-la quando nos deitamos.
  • Evitar dormir sobre um dos lados afetados, procure a postura assim que conheça as sensações que cada uma delas lhe causa.
  • Evite esticar o pescoço ao olhar para cima ou para baixo.
  • Tenha cuidado com as mudanças de posição da cabeça e do pescoço no dia a dia, evitando realizá-las de forma brusca.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Por que sinto tontura ao deitar, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.