Por que suamos quando dormimos

Por que suamos quando dormimos

Ninguém acha estranho suar em um dia de calor sufocante ou após a rotina de exercícios na academia. O suor é o líquido resultante da transpiração das glândulas sudoríparas da pele. Geralmente, o processo de sudoração acontece, por um lado, quando o corpo humano está exposto a altas temperaturas e, por outro, durante e após a prática de exercício físico. No entanto, é possível que o nosso organismo também sue durante a noite, algo que pode ser desconfortável e desconcertante. Se quiser saber quais são as causas desta situação, não deixe de ler este artigo do umCOMO onde temos a resposta à pergunta por que suamos quando dormimos.

Principais causas dos suores noturnos

Acordar cheio de suor é uma sensação muito desagradável que, infelizmente, muita gente passa. Com o objetivo de evitar a secreção de suor noturno, de seguida revelamos as possíveis causas. Em primeiro lugar, a temperatura tanto corporal como do quarto deve ser a adequada. A temperatura ideal para descansar à noite oscila entre 18 e 22 graus, dependendo das características e preferências de cada pessoa. Acima desta temperatura, o organismo ativa o dispositivo de esfriamento corporal, o que dificulta o sono. Abaixo dos 18 graus, o corpo realiza a função contrária, ou seja,aumenta a atividade interna para produzir calor, que por sua vez, implica a interrupção do sono.

Junto ao calor ambiental está a umidade corporal, mais um elemento que provoca suores noturnos. Como resolver isso? Pois bem, desfaça-se do cobertor de inverno e substitua o pijama grosso por um mais fino ou por uma camiseta solta de manga curta, para preservar a sensação de frescura no corpo. Também pode tomar um banho refrescante antes de se deitar.

O suor noturno como sintoma de alguma doença

Em segundo lugar, a resposta à pergunta de por que suamos quando dormimos poderia estar diretamente relacionada com algum tipo de doença. Por exemplo, entre os sintomas da gripe estão os suores noturnos ligados à febre que deriva dos resfriados. Para saber se a transpiração depende ou não de alguma doença infecciosa (como AIDS ou tuberculose) há que ter em conta a duração: se a secreção de suor durar mais de duas ou três noites, trata-se de algo mais grave que um simples resfriado.

A hiperidrose é uma doença que causa suor extremo, tanto de dia como de noite, ou seja, as glândulas sudoríparas segregam mais líquido do que o normal. No caso de sofrer desta doença, tendo descartado todas as outras causas possíveis, deve ir de imediato ao médico para se informar sobre qual é a melhor forma de tratar a hiperidrose no seu caso e obter um tratamento. Além disso, o uso de medicamentos (principalmente os indicados contra a febre e os antidepressivos) aumenta o ritmo cardíaco e isso produz esse excesso de suor.

Como a alimentação afeta a produção de suor

Em terceiro lugar, a alimentação influência diretamente no suor noturno e no descanso. O consumo de álcool pode originar suor ao dormir e dificultar o descanso. Da mesma forma, os alimentos picantes também causam suor noturno, pois a sua digestão é mais lenta e pesada e implica um aumento da temperatura da pele. Evite, na medida do possível, a ingestão de álcool ou picante mesmo antes de dormir. Da mesma forma, evite jantares excessivos antes de dormir, pois a digestão pesada não deixará você descansar e fará você suar.

Relação entre o sistema nervoso e o suor noturno

Em quarto lugar, é muito importante ter em conta o fator psicológico. As alterações no sistema nervoso originadas por ansiedade, terrores noturnos ou estresse aumentam o risco de suar em excesso à noite. Por outro lado, o suor noturno é um dos sintomas mais comuns durante a menopausa, como resultado das alterações hormonais que o corpo feminino vive nesse momento. A diminuição na produção de estrogênios causa o aumento da temperatura corporal em até 5 graus.

Se sofre de sudorese noturna, não se esqueça de consultar seu médico o quanto antes para saber por que você sua quando dorme, para determinar a origem do problema e poder determinar qual é o melhor tratamento possível no seu caso para acabar com o problema. A

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Por que suamos quando dormimos, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.