Evitar os mucos

Por que temos muco no nariz

Por que temos muco no nariz

Estamos seguros de que mais de uma vez fez a pergunta por que temos muco no nariz? Especialmente quando são dos mais incômodos, como é o caso de resfriados e alergias. Podem parecer insignificantes e sem sentido algum, mas a verdade é que não é assim, pois a mucosidade cumpre uma função fundamental para o organismo. É por isso que em umComo queremos explicar a você por que temos muco no nariz.

Também lhe pode interessar: Como desentupir o nariz sem remédios
Passos a seguir:
1

O muco ou mucosidade é uma substância natural segregada pelo próprio organismo, mais concretamente pelas células caliciformes. Ao pensar em mucosidade, automaticamente surge a imagem do nariz, mas é importante destacar que também temos muco no esôfago, pulmões, estômago, intestino e as mulheres no colo do útero.

2

A função da mucosa consiste em atuar como mecanismo de defesa do corpo, já que o muco impede a passagem das bactérias e atua como barreira dos gérmenes. Além disso, também contribue na correta hidratação e lubrificação dos tubos que recobrem, e no caso da mucosa nasal, se encarregam de esquentar o ar que respiramos.

3

É importante destacar que o muco precisa de uns pelinhos microscópicos localizados também nas vias respiratórias para eliminar os agentes externos e prejudiciais do organismo.

4

Com frequência, o muco pode ser sinal de uma infecção, como em gripes e resfriados, pois também atuam como sinal de alerta. No caso das alergias, o muco aumenta quando o corpo detecta alguma substância considerada prejudicial, como o pólen.

5

Deste modo por que temos mucos? Porque precisamos, porque servem para evitar infecções bacterianas e reter partículas indesejadas. Em conclusão, cumprem uma função fundamental para o organismo.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Por que temos muco no nariz, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
Antonio Fialho
Problemas de mucosa em excesso tem cura, ou vou ter que conviver com isso por toda vida?
Ligia Ester
O que posso acrescentar na água do umificador para melhorar minha respiração, principalmente ao dormir e o ar estar muito seco?
Por que temos muco no nariz