Partilhar

Por que tenho as mãos e pés frios

Por Yuri Ferreira. Atualizado: 16 janeiro 2017
Por que tenho as mãos e pés frios

Muitas pessoas sentem que possuem os pés e a as mãos frias, além de outras extremidades, como por exemplo o nariz e as orelhas. Graças a alguns processos naturais do corpo e alguns processos não tão naturais assim, a diminuição da temperatura corporal começa a ocorrer nessas áreas. Nesse artigo escrito por umComo, buscaremos compreender as causas e os efeitos que permeiam esse fato e descobriremos, finalmente, por que pode-se ter as mãos e pés frios.

Passos a seguir:
1

Antes de tudo, é interessante descobrir como funciona o processo de variação de temperatura corporal. Essa medida do nosso corpo é base para nossa sustentação vital e também é ela que pode causar hipertermia (febre interna) e hipotermia (baixa temperatura corporal). A temperatura corporal se dá pela movimentação do sangue pelo nossos corpo. Esse fluxo será base para que todo o nosso corpo seja permeado por sangue e também pela temperatura.

2

A má circulação do sangue é a maior causa para a constância de possuir as extremidades do seu corpo como os pés, as mãos, o nariz, o queixo, as orelhas ou até mesmo os membros (braços e pernas) com uma temperatura abaixo do esperado. Isso pode ser dar por falta de exercícios físicos, por má alimentação (alimentos que entupam veias e que causam hipertensão), além do consumo de cigarros e também até a utilização de roupas muito apertadas, pois estas impedem a circulação adequada do sangue pelo corpo.

Por que tenho as mãos e pés frios - Passo 2
3

A má circulação e baixa temperatura de suas mãos e de seus pés podem ser indício da aterosclerose, doença que está relacionada com o entupimento de veias. Essa doença tem ligação quase que inseparável do consumo excessivo de gordura trans. Ela gera uma circulação mais lenta e menos eficaz do seu sangue pelo seu corpo, e quando se tornar mais perigosa, pode causar enfartes, aneurismas, AVCs e coágulos sanguíneos. Pelo bem de sua saúde cardiológica, é interessante ir regularmente ao cardiologista para ver a situação de suas artérias e evitar problemas muito maiores do que as mãos e pés frios. Em casos mais extremos, a aterosclerose pode causar gangrena e os seus pés que só eram frios podem acabar amputados, então tome cuidado com a sua circulação.

4

Existem diversos métodos de alterar essas condições, como uma alimentação que melhora a circulação, ou algumas infusões que também possuem influência sobre o seu sistema cardiovascular. É muito importante que quando essa situação de má circulação seja constatada, você comece a praticar exercícios físicos sozinho, para subverter o sedentarismo e transformá-lo em saúde para o seu corpo e para sua vida em geral.

Imagem: emaze.com
5

Enfim, ter pés e mãos frios nada mais é que uma simbolização de um sistema de circulação prejudicado por algum motivo. Não se esqueça de ir ao cardiologista para confirmar se você está sofrendo de problemas de circulação e busque tratamento para isso. A má circulação é um indício de doenças piores, que podem mudar a sua vida e serem fatais. O sistema cardiológico pode nos surpreender a qualquer momento, então é bom sempre mantê-lo sob consulta. Agora você já sabe o porquê dos pés e mãos frios.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Por que tenho as mãos e pés frios, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário sobre Por que tenho as mãos e pés frios

Por que tenho as mãos e pés frios
Imagem: emaze.com
1 de 3
Por que tenho as mãos e pés frios

Voltar ao topo da página