Por que tenho azia

Por que tenho azia
Imagem: healthtap.com

Todos já tivemos azia alguma vez: essa sensação de queimação que aparece na zona do esterno acompanhada de dor em alguns casos. Quando esta condição aparece de forma eventual não tem problema, no entanto, se começarmos a sofrer disso com frequência é necessário determinar a origem do problema, pois na maior parte dos casos esta condição é o sintoma de outros problemas gástricos. Em umComo.com.br explicamos com detalhes por que você tem azia, falando das principais causas desta condição.

Como a azia é produzida

Antes de descobrir por que tem tanta azia é importante entender a razão pela qual este mal-estar é produzido.

Quando ingerimos alimentos ou líquidos, quando chegam ao nosso estômago, ficam nesta área graças ao esfíncter esofágico inferior, uma espécie de faixa localizada no esôfago, que se fecha, evitando que subam novamente. Mas quando este fechamento não é produzido da forma adequada por diversas razões, os alimentos ou líquidos podem subir pelo esôfago, gerando irritação na área e causando azia e mal-estar.

Por que tenho azia: comer certos alimentos

Existem determinados alimentos que aumentam a possibilidade de sofrer de refluxo e azia; quando abusamos dos mesmos com frequência é provável que tenhamos este problema de forma habitual.

Os alimentos que detonam a acidez em maior medida são:

  • As bebidas com cafeína;
  • Os refrigerantes ou bebidas com gás;
  • O álcool;
  • O chocolate;
  • Alimentos e produtos ricos em gordura, por exemplo as frituras ou embutidos;
  • Frutas cítricas como laranja, toronja ou morangos;
  • Confeitaria e doces;
  • Ingredientes como tomate, molho de tomate, menta ou hortelã;
  • Pratos muito temperados.

Por que tenho azia: hérnia de hiato

Quando na parte do hiato é produzida uma hérnia, nosso esfíncter esofágico inferior fica debilitado, fazendo com que o mesmo não feche de forma adequada, o que pode dar lugar à azia. Este problema, conhecido como hérnia de hiato é bastante comum, sendo necessária atenção médica e um tratamento preventivo para evitar o mal-estar.

Normalmente não apresenta sintomas por si só, mas problemas colaterais gerados, entre eles, a azia. Por isso se sofre com frequência desta condição é importante visitar seu gastroenterologista para fazer os exames apropriados e descartar qualquer problema.

Por que tenho azia: refluxo gastroesofágico

O refluxo gastroesofágico é uma condição muito comum que afeta mais de 30% da população. É produzido quando os líquidos e alimentos que se encontram no estômago são devolvidos para o esôfago, gerando uma série de sintomas incômodos entre os quais se encontra a azia.

Apesar de que o refluxo possa aparecer de forma esporádica sem representar um problema de saúde mais grave, quando se manifesta com frequência é importante ir a um gastroenterologista para evitar que o problema avance e acabe afetando a rotina e bem-estar do paciente.

Por que tenho azia: tomar certos remédios

Você percebeu que sua azia começou junto com a ingestão de certo remédio? Isto é perfeitamente normal, pois alguns fármacos costumam causar efeitos colaterais no estômago causando, entre outros sintomas, azia.

Entre os medicamentos mais comuns que causam azia encontramos:

  • Certos antidepressivos.
  • Progestógeno, usado em anticoncepcionais e medicamentos para o fluxo abundante.
  • Certos sedantes.
  • Teofilina para o tratamento de doenças respiratórias.
  • Medicamentos para a pressão alta e cardiopatia.

Por que tenho azia: outros problemas

Existem outros problemas que podem causar azia, entre eles o excesso de peso, a gravidez, o excesso de estresse e os maus hábitos alimentares.

Acha que é o seu caso? Pois existem algumas medidas que pode tomar para prevenir a azia e certos remédios caseiros que convém tomar se deseja melhorar seu estado de saúde. No entanto, lembre-se que se apresentar incômodos frequentes o melhor é consultar um médico.

Veja também: 10 soluções caseiras para aliviar azia - Antiácidos naturais

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Por que tenho azia, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.