Partilhar

Por que tenho dores musculares

Por que tenho dores musculares
Fonte: todonoticiastn.blogspot.com.es

Sabemos que o exercício é altamente favorável para a saúde de nossos músculos, ossos e corpo em geral. Mas quando passamos muito tempo sem nos exercitar ou depois de um treinamento ou atividade esportiva na qual nos passamos por muito esforço físico, é normal sentir no dia seguinte as desagradáveis dores musculares, que muitas vezes são tão fortes que nos impedem de realizar nossas atividades cotidianas com normalidade. Mas por que temos dores musculares? Isto é bom ou ruim? Em umComo.com.br explicamos tudo com detalhes.

Também lhe pode interessar: Como aliviar as dores musculares
Passos a seguir:
1

Aumentar a massa muscular e perder peso são as metas que muitos desejam atingir ao realizar a atividade física, mas sabe como se consegue ter um pouco mais de músculo? Isto se consegue através da escolha do peso correto e a repetição de exercícios em série.

Quando treinamos e seguimos de forma adequada estes parâmetros, as fibras musculares das regiões que exercitamos apresentam rompimentos e lesões mínimas que dão origem à tensão e aos pequenos incômodos que muitas vezes sentimos depois da atividade física.

2

Isto é perfeitamente normal e de fato trata-se de um indicador de que nosso corpo realmente está se exercitando. Quando fazemos um bom treinamento e nos alimentamos de forma adequada, nosso corpo repara esses micro rompimentos, fortalecendo o músculo e aumentando seu tamanho. Mas se nos excedermos, essas pequenas lesões geram um desarranjo muscular que se converte em fortes dores musculares.

3

As dores musculares ocorrem quando os micro rompimentos produzidos durante o exercício se inflamam, secretando certas substâncias produto da decomposição das células afetadas, o que gera dor e incômodo.

Quando realizamos a quantidade adequada de exercício segundo nossa capacidade e nível físico, e quando trabalhamos com o peso adequado, será normal sentir os músculos tensos, um sinal de que os trabalhamos adequadamente. Mas se nos excedemos, o resultado será uma dor similar a várias espetadas, que podem nos impedir, inclusive, de nos mover de forma adequada: estas são as incômodas dores musculares.

4

As dores musculares podem durar até 72 horas, dependendo do excesso de esforço que tenhamos realizado. Estas são um sinal de que devemos nos exercitar com mais frequência e de forma adequada, não querendo dizer que nosso treinamento tenha sido produtivo.

O exercício não deve gerar fortes dores musculares para ser eficaz. Pelo contrário, se temos sempre dores musculares é porque não estamos realizando a atividade de forma adequada, o que poderia nos levar a sofrer de lesões no futuro.

5

É importante que no momento de treinar ou fazer esporte, tome as medidas necessárias para evitar dores musculares e garanta assim a saúde de seus músculos.

Mas o que fazer uma vez que já estão aí? Alguns remédios caseiros podem ajudar você a combatê-las e, sempre que a dor não seja muito intensa, a recomendação é que continue fazendo atividade física para acelerar a recuperação dos músculos.

6

Além disso, lembre-se que é importante descansar pelo menos dois dias por semana para favorecer a recuperação muscular. Se treinar todos os dias, não só é possível que sofra com a frequência de dores musculares, mas também pode se lesionar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Por que tenho dores musculares, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário sobre Por que tenho dores musculares

2 comentários
sonia maria pires lima
Dor nas pernas nos braços nas maos fomigaçoes nas maos e braços ombros que diser sinto muitas dores no corpo todo
alex santana
Muito bom, interessante e simples.

Por que tenho dores musculares
Fonte: todonoticiastn.blogspot.com.es
Por que tenho dores musculares

Voltar ao topo da página