Partilhar

Por que tenho fígado gordo

Por Sara Viega. Atualizado: 20 janeiro 2017
Por que tenho fígado gordo

O fígado gordo ou esteatose hepática é uma doença que se apresenta quando a gordura se acumula no fígado, o que pode dar lugar a inflamação e dano hepático dependendo da origem da mesma, de nossos hábitos e nossa saúde. Cuidar do fígado é fundamental para garantir o nosso bem-estar, por isso é necessário entender as causas desta condição para determinar as medidas que devem ser tomadas e que garantam a nossa rápida recuperação. Se está se perguntando por que tem fígado gordo, continue lendo porque em umComo.com.br explicamos a você as principais causas desta condição.

Também lhe pode interessar: Como saber se tenho fígado gordo

Diversas causas para um mesmo problema

O fígado gordo é um problema muito comum que pode afetar tanto a pessoas que ingerem excesso de álcool como aquelas que consomem pouco ou nada, já que as suas causas são muito variadas. Muitas pessoas se perguntam por que têm fígado gordo se são magras; no entanto, a seguir veremos que a obesidade não é o único fator que pode produzir esta doença, originada por diferentes condições que podem variar de paciente para paciente.

O fígado gordo é uma doença que obriga a realizar mudanças em nossos hábitos e dieta pois ainda que em muitos casos se trate de uma condição benigna, entre 25% e 30% dos pacientes podem desenvolver complicações como a inflamação hepática ou a cirrose hepática, uma doença crônica de alta gravidade.

Consumo excessivo de álcool

Muitas das doenças hepáticas ocorrem pelo consumo excessivo de álcool e o fígado gordo é uma delas. Ainda que as pessoas que sofrem de alcoolismo sejam o grupo de maior risco, não precisa ser alcoólatra para sofrer de fígado gordo, pois se comprovou que o abuso de álcool por períodos curtos também pode originar esta condição.

O melhor é beber de forma moderada e sem exagerar (nem sequer durante algumas semanas) ou exporemos a saúde do nosso fígado.

Por que tenho fígado gordo - Consumo excessivo de álcool

Obesidade ou excesso de peso

A obesidade ou excesso de peso é a principal causa do fígado gordo não alcoólico, já que perante o excesso de gordura no corpo os lipídios se acumulam também no fígado, que não é capaz de os expulsar de forma adequada dando lugar a esta condição.

Iniciar uma dieta que nos permita perder peso será essencial para a saúde não só do nosso fígado, mas de nosso corpo em geral. É recomendável consultar um médico especializado em nutrição para encontrar uma solução adequada que permita melhorar a alimentação e reduzir o excesso de peso. Em nosso artigo o que comer se tenho fígado gordo encontrará algumas alternativas oportunas.

Por que tenho fígado gordo - Obesidade ou excesso de peso

Dieta rica em gordura ainda que não tenha excesso de peso

Muitas pessoas se perguntam por que têm fígado gordo se não têm excesso de peso, mas basta seguir uma dieta com muitas gorduras para que o nosso fígado acumule lipídios. Quem sofre de colesterol alto e triglicérides elevados, independentemente de se são ou não magros, contam com um maior risco de sofrer esteatose hepática.

Do mesmo modo, se ingere com frequência alimentos gordos como salsichas, certos tipos de carne, fast-food ou processada, frituras, doces ou bolos, tem a possibilidade de sofrer desta condição.

Por que tenho fígado gordo - Dieta rica em gordura ainda que não tenha excesso de peso

Diabetes tipo 2

Quem sofre de diabetes tipo 2 também costuma sofrer com frequência de fígado gordo, sendo o segundo grupo de pacientes mais comum nos casos de esteatose não alcoólica logo a seguir de quem sofre de obesidade. Seguir uma dieta adequada para esta doença e seguir todas as recomendações médicas é essencial para manter sob controle esta condição.

Por que tenho fígado gordo - Diabetes tipo 2

Perda rápida de peso

Em diversos estudos realizados observou-se que quem sofreu uma perda de peso rápida e dramática, como os pacientes que foram operados ao estômago ou aqueles que se submeteram a dietas muito estritas, também contam com possibilidades de sofrer de fígado gordo. Neste caso, as revisões médicas frequentes são importantes para garantir que a perda de peso não afete a saúde.

Por que tenho fígado gordo - Perda rápida de peso

Outras causas do fígado gordo

Além das causas mencionadas anteriormente, outras das razões pelas quais pode ter fígado gordo são:

  • Hipertensão arterial.
  • Doenças metabólicas hereditárias.
  • Ingestão abusiva de corticoides e anti-inflamatórios.
  • Consumo de substâncias tóxicas ou drogas.
  • Sofrer de doenças inflamatórias dos intestinos.
  • Sofrer de condições como a hepatite ou a tuberculose.

Também existem casos de pacientes que sofrem de fígado gordo sem causa aparente. É importante consultar um médico e seguir as suas indicações para evitar complicações acerca desta condição.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Por que tenho fígado gordo, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário sobre Por que tenho fígado gordo

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
Luciano Reis de Oliveira
fui diagnósticado com colangite exclerozante primária. como devo tratar essa doença sem que seja necessário o transplante.

Por que tenho fígado gordo
1 de 6
Por que tenho fígado gordo

Voltar ao topo da página