Partilhar

Por que tenho o colesterol alto

Por que tenho o colesterol alto

O colesterol alto é um dos problemas de saúde mais comuns na atualidade, mas não é por isso que se trata de algo que devemos ignorar. O excesso de colesterol no sangue coloca em risco o coração, aumentando a possibilidade de sofrer de doenças cardíacas que comprometam a saúde, razão suficiente para tentar regular os seus níveis e garantir o bem-estar. Entender o porquê deste excesso é importante para tomar as medidas necessárias que o ajudem a diminuir, por isso em umComo.com.br contamos a você algumas das causas mais comuns para responder à pergunta de por que tem o colesterol alto.

Também lhe pode interessar: Como tratar o colesterol alto

Obesidade ou sobrepeso

O nosso corpo precisa de colesterol para funcionar, mas existem dois tipos: o HDL ou colesterol bom e o LDL ou colesterol ruim. Quando os níveis de LDL são mais altos do que o normal, a nossa saúde está em perigo, aumentando o risco de sofrer graves problemas cardíacos.

A obesidade e o sobrepeso são alguns dos principais detonantes do colesterol alto, pois quanto mais gordura temos acumulada no nosso corpo, mais possibilidades existem de que estes lipídios se acumulem também no sangue, causando este problema. Perder peso através de uma dieta saudável e reduzir a ingestão de alimentos gordurosos, frituras e açúcares processados é fundamental para garantir a diminuição do colesterol.

Por que tenho o colesterol alto - Obesidade ou sobrepeso

Excesso de gordura e açúcar na dieta

Se você não for obeso nem tiver sobrepeso e estiver se perguntando por que tem o colesterol alto, então é hora de revisar muito bem a sua dieta. Muitos pacientes não têm sobrepeso, no entanto, consomem um excesso de gordura na sua alimentação diária que propicia a acumulação de lipídios no sangue, aumentando os valores do colesterol LDL.

Diminuir o máximo possível o consumo de embutidos, carnes gordurosas, frituras, snacks, junk food, doces e bolos é fundamental para garantir a sua saúde e reduzir os níveis de colesterol.

Por que tenho o colesterol alto - Excesso de gordura e açúcar na dieta

Sedentarismo

Junto com o consumo excessivo de gordura na dieta e com a obesidade, o sedentarismo é um dos detonantes mais habituais do colesterol alto. Entre os muitos benefícios do exercício para a saúde, a queima de gordura que se produz com a atividade física ajuda a manter o nosso colesterol em um nível adequado, acelerando ainda o metabolismo e ajudando a manter um peso adequado.

Se além de não cuidar da sua dieta você for sedentário, sem nunca fazer atividade física, mudar os seus hábitos e incorporar uma rotina de exercícios para reduzir o seu colesterol será fundamental para garantir a sua saúde.

Por que tenho o colesterol alto - Sedentarismo

Antecedentes familiares

Não nos devemos esquecer que a genética cumpre um papel importante na nossa saúde; apesar de que as razões pelas quais tem o colesterol alto, normalmente, têm a ver com o estilo de vida e com a alimentação, algumas condições hereditárias podem aumentar as probabilidades de ter esta condições.

Se em sua família existirem vários casos de triglicéridos e de colesterol elevado, ou se algum de seus familiares diretos tiver problemas como a hiperlipidemia, você tem um risco maior de acumular lipídios no sangue e, portanto, deve aumentar as medidas para prevenir o colesterol alto.

Por que tenho o colesterol alto - Antecedentes familiares

Condições de saúde que aumentam o colesterol no sangue

Além de todos os fatores mencionados anteriormente, existem algumas condições de saúde que aumentam o risco de ter colesterol alto, entre elas se encontram:

  • A diabetes.
  • Doenças nos rins.
  • Ovários policísticos.
  • Hipotiroidismo.
  • Alguns tratamentos médicos como os usados para a depressão ou para a pressão arterial podem aumentar o colesterol no sangue.

Como reduzir o colesterol

Além de seguir à risca as recomendações do seu médico, é importante fazer mudanças profundas em sua dieta e estilo de vida para conseguir regular os seus níveis de colesterol e ganhar saúde. Para o ajudar, em umComo.com.br preparamos vários artigos úteis para este caso:

Se pretende ler mais artigos parecidos a Por que tenho o colesterol alto, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário sobre Por que tenho o colesterol alto

Por que tenho o colesterol alto
1 de 5
Por que tenho o colesterol alto

Voltar ao topo da página