Partilhar

Por que tenho os dentes amarelos

Por Redação umCOMO. Atualizado: 10 dezembro 2019
Por que tenho os dentes amarelos

Cuidar dos dentes diariamente é fundamental para evitar que ocorra um acúmulo de placa bacteriana e apareçam outros problemas que afetem a sua saúde buco dental como as cáries, a gengivite, periodontite, etc. Mas além disso, uma má higiene dental também provoca o aparecimento de manchas no esmalte e que os dentes comecem a ficar com uma cor amarela muito pouco estética. Deve saber ainda que um cuidado buco dental inadequado é o fator causador mais comum, apesar de também haverem outras causas que podem responder à questão de por que tenho os dentes amarelos. Continue lendo este artigo de umComo para descobrir todas.

Também lhe pode interessar: Como evitar que meus dentes fiquem amarelos

Fatores genéticos

Os genes influenciam na cor dos seus dentes e em como evoluem com o passar do tempo. Há pessoas que têm dentes mais brancos que outras porque sim, assim como uma maior transparência dos dentes ou uma maior espessura. Pelo contrário, há outras que devido à genética podem ter menos esmalte e, portanto, os seus dentes serão mais propensos a adquirir um tom amarelado ou cinzento de forma mais precoce.

Por que tenho os dentes amarelos - Fatores genéticos

Envelhecimento

Outro dos fatores relacionados com as causas dos dentes amarelos é a idade, já que é normal que com o passar do tempo e a idade, os dentes se tornem mais amarelos ou escuros devido à deterioração e desgaste que sofre o esmalte dental. À medida que envelhecemos, a camada que protege os dentes vai ficando cada vez mais estreita e vai expondo a cor escura dos dentes; além disso, isto acontece especialmente se os dentes não foram cuidados corretamente.

Por que tenho os dentes amarelos - Envelhecimento

Má higiene dental

A principal causa que responde à pergunta por que tenho os dentes amarelos é uma inadequada higiene dental, já que o fato de não escovar os dentes várias vezes ao dia provoca um acúmulo de placa bacteriana que acaba se convertendo em tártaro e dando lugar a esse tom amarelado tão pouco estético. Lembre-se da importância de realizar uma boa limpeza buco dental diária, ir ao dentista com frequência para fazer uma revisão e de maneira urgente se observou a presença de cáries ou de qualquer outra anomalia em seus dentes. Além disso, é importante fazer uma limpeza dental profissional uma vez ao ano no mínimo.

Por que tenho os dentes amarelos - Má higiene dental

Hábitos alimentares e pouco saudáveis

Consumir de forma excessiva ou muito frequente certos alimentos ou bebidas pode acabar danificando o esmalte dental e dar lugar ao aparecimento de manchas, bem como um tom mais amarelo. Entre os alimentos que mancham os dentes normalmente encontramos aqueles ácidos como as frutas cítricas ou o vinagre; e também bebidas como o café, o vinho tinto, o chá e os refrigerantes. Todos eles contêm componentes que mancham facilmente o esmalte dental e, ainda, um consumo excessivo dos mesmos acaba formando uma camada nos dentes que acaba penetrando no esmalte deixando-o muito mais amarelado.

Se, pelo contrário, quer saber que alimentos ajudam a clarear os dentes, então não perca este artigo.

E, claro, as substâncias que o cigarro contém produzem manchas amarelas nos dentes a longo prazo, além de afetar severamente a saúde da sua boca e também a de todo seu organismo.

Por que tenho os dentes amarelos - Hábitos alimentares e pouco saudáveis

Medicamentos

A ingestão de certos medicamentos pode acabar afetando o esmalte dental e dar aos dentes um tom mais escuro ou amarelo. Entre eles, encontramos os antibióticos do tipo tetraciclina e doxiciclina, os antidepressivos, anti-histamínicos e aqueles destinados para tratar a pressão arterial elevada. Caso tenha que tomar algum destes fármacos durante um tempo muito prolongado, pode consultar o seu dentista para prescrever algum tratamento que ajude você a proteger o esmalte de seus dentes.

Por que tenho os dentes amarelos - Medicamentos

Excesso de flúor

Muitos colutórios indicados para o tratamento da gengivite contêm uma importante quantidade de flúor, e um uso excessivo dos mesmos pode, a longo prazo, acabar provocando o aparecimento de manchas amarelas nos dentes. É por isso que os dentistas só recomendam utilizar este tipo de lavagens durante um determinado período de tempo, assim o melhor é seguir sempre as indicações de seu dentista quanto ao uso de produtos de higiene buco dental.

Por que tenho os dentes amarelos - Excesso de flúor

Como ter dentes saudáveis e mais brancos

Para ter dentes completamente saudáveis e mais brancos e bonitos é fundamental ter em conta as seguintes recomendações:

  • Levar a cabo uma higiene buco dental diária precisa e cuidadosa.
  • Realizar uma limpeza dental profissional por ano para eliminar o tártaro.
  • Utilizar kits de branqueamento dental durante o tempo indicado na embalagem dos produtos.
  • Evitar consumir em excesso aqueles alimentos que mais mancham os dentes.
  • Ir ao dentista de forma periódica para evitar o aparecimento de problemas buco dentais.

Se quer recuperar o branco dos seus dentes e eliminar completamente esse tom amarelado, pode se submeter a um branqueamento dental profissional em uma clínica de odontologia especializada.

Por que tenho os dentes amarelos - Como ter dentes saudáveis e mais brancos

Se pretende ler mais artigos parecidos a Por que tenho os dentes amarelos, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário

Por que tenho os dentes amarelos
1 de 8
Por que tenho os dentes amarelos

Voltar ao topo da página